3. Bolsa de Investigação (Post-Doc) | C-MAST-UBI

Bolsa de Investigação (Post-Doc) | C-MAST-UBI

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutor no âmbito do Operação Centro-01-0145-FEDER-000017 – EMaDeS – Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável, co-financiado pelo Programa Portugal 2020 (PT 2020), no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020) e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), decorrendo no C-MAST – Centre for Mechanical and Aerospace Sciences and Technology e Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior, Covilhã.

De 26 de junho a 07 de julho de 2017

Bolsas - UBI

Área Científica: Astrodinâmica.

Requisitos de admissão: Titulares do grau de doutor em: Mecânica Teórica, Engenharia Aeroespacial e áreas correlacionadas, com pelo menos 5 artigos publicados em revistas indexadas à SCOPUS. Conhecimentos sólidos de Inglês (falado e escrito). Fatores preferenciais para a seleção: Experiência de investigação em Astrodinâmica, dinâmica dos sistemas mecânicos, estudos dos satélites ligados por cabos.

Plano de Trabalhos:
1) Análise do estado de arte sobre utilização dos cabos para manobras orbitais e de reorientação.
2) Estudo das aplicações do cavo para manter a configuração desejada do sistema de satélites num voo coordenado (tethered satellite formation);
3) Estudo das aplicações dos cabos para transporte de carga, incluindo os elevadores espaciais para aplicações nas luas e asteróides.
4) Estudo das manobras orbitais com auxílio de gravitação e um cabo (tethered gravity-assisted maneuver).
5) Elaboração dos requisitos os materiais para aplicações dos cabos em missões acima referidas.
6) Elaboração de relatórios e trabalhos científicos de disseminação das atividades realizadas no âmbito do projeto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no C-MAST-Centre for Mechanical and Aerospace Sciences and Technology e Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Professora Doutora Anna Guerman.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Setembro de 2017, eventualmente renovável por igual período, mediante parecer favorável do orientador.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26/06/2017 até às 24:00 horas do dia 07/07/2017 (inclusive).

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio por correio eletrónico indicando a referência do concurso dos documentos indicados no Edital do concurso. As candidaturas deverão ser enviadas para os endereços eletrónicos anna@ubi.pt e abilio@ubi.pt, até às 24:00 horas do dia 07/07/2017.

•   UBI

Data da última atualização: 2017-06-13