3. Centro de Óptica promove atividades no âmbito do Dia Internacional da Luz

Centro de Óptica promove atividades no âmbito do Dia Internacional da Luz

Programa prevê a realização de testes à visão das cores.

De 14 a 18 de maio de 2018

O Centro de Óptica da Universidade da Beira Interior (CO-UBI) vai desenvolver atividades relacionadas com a perceção da cor, para assinalar o 1º Dia Internacional da Luz. No âmbito destas celebrações, através do seu Gabinete de Divulgação de Óptica (GabDivO), são promovidos testes à visão das cores, ao longo de uma semana, entre os dias 14 e 18 de maio. As atividades têm lugar no Piso -1 da IV Fase do Polo I, das 9h30 às 17h00.

O 1º Dia Internacional da Luz surge no âmbito das ações da UNESCO, depois do sucesso verificado com o Ano Internacional da Luz, assinalado em 2015.

Trata-se de uma iniciativa global que fornece um ponto focal anual para a contínua valorização da luz e o papel que desempenha na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável, em áreas tão diversas como a medicina, a comunicação e a energia.

O dia 16 de maio foi escolhido por assinalar o aniversário da primeira operação bem sucedida de um laser, em 1960, pelo físico e engenheiro, Theodore Maiman. O laser é um exemplo perfeito de como uma descoberta científica pode produzir benefícios revolucionários para a sociedade nas comunicações, saúde e muitos outros campos.

International Day of Light

Data da última atualização: 2018-05-09