3. Fashion Revolution UBI 2019

Fashion Revolution UBI 2019

Edição deste ano do evento acontece no Anfiteatro da Biblioteca Central, a partir das 9h30.

16 de maio de 2019

A Universidade da Beira Interior (UBI) promove mais uma edição do Fashion Revolution UBI 2019. Com organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT), o evento realiza-se a 16 de maio (quinta-feira), no Anfiteatro da Biblioteca Central, a partir das 9h30.

Sendo a indústria da moda considerada uma das que produz com maior impacto social e ambiental, o objetivo do evento é reunir professores, estudantes, empresas, profissionais e a comunidade para debater o consumo consciente e desenvolvimento sustentável. Além disso, alcançar mais transparência na cadeia produtiva da indústria da moda. Sendo assim, para enquadrar o tema com a atualidade e práticas comuns, o programa do evento irá apresentar diversos projetos sustentáveis e colaborativos, desde a matéria-prima até o produto final. Os trabalhos convidados vão desde projetos desenvolvidos por estudantes na UBI, até as grandes cadeias de moda internacional.

Além das apresentações, o programa integra a abertura da exposição fotográfica “Paisagens Rurais: Interioridade”, patente no Museu de Lanifícios – Núcleo da Real Fábrica de Panos.

Já em anos anteriores a UBI desenvolveu esta atividade enquadrada no Fashion Revolution,  uma organização com interesse comunitário que tem como missão sensibilizar todos os órgãos do sistema da moda (desde o público, designers, marcas, retalhistas, distribuidores, donos de fábricas, artesãos e legisladores, entre outros) a contribuir para um sistema de moda que proteja as economias locais. Além disso, visa amparar a dignidade dos trabalhadores, as suas artes e ofícios, e os vários ecossistemas que têm sofrido de forma catastrófica nas mãos desta indústria da moda que é a segunda mais poluente do mundo.

Esta organização, já sediada em mais de 90 países em todo o mundo, celebra o que a moda realmente deveria ser no dia 24 de Abril de cada ano – dia em que o complexo Rana Plaza desabou em Bangladesh, em 2013, matando 1138 pessoas – com os mais variados eventos desde ações de rua, entrevistas, documentários, vídeos, músicas, feiras e desfiles.
Solange Fernandes, doutoranda em Design de Moda no DCTT, é a embaixadora do movimento na UBI.

Fashion Revolution

Data da última atualização: 2019-05-15