3. Candidaturas: Programa dos Assistentes de Português em França

Candidaturas: Programa dos Assistentes de Português em França

Programa está aberto a jovens licenciados ou estudantes (a partir do 2.º ano de licenciatura), de qualquer área do conhecimento.

De 29 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020

Fora da UBI

O Instituto Francês de Portugal/Embaixada de França tem abertas as candidaturas para o Programa dos Assistentes de Português em França. O prazo termina a 31 de janeiro de 2020.

O Programa dos Assistentes de Português em França está aberto a jovens licenciados ou estudantes (a partir do 2.º ano de licenciatura), de qualquer área do conhecimento.
São ainda critérios de elegibilidade:
- Nacionalidade portuguesa;
- Idade compreendida entre os 20 e os 35 anos;
- Competências linguísticas em francês de nível B1 (segundo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

O Programa dos Assistentes de Português em França é um programa bilateral monitorizado em conjunto com a Secretaria-Geral da Educação e Ciência (órgão representativo do Ministério da Educação Português) e o Ministério da Educação Nacional Francês.

Pretende, por um lado, promover a mobilidade estudantil ao nível internacional; e por outro, abrir portas a várias cidades e escolas francesas, onde a presença da língua e cultura portuguesas é, cada vez mais, crescente.

Os Assistentes de Português têm como principal função apoiar as aulas dos professores de língua portuguesa em estabelecimentos de ensino não superior em França, nomeadamente em collèges e lycées (ensinos básico e secundário). O seu trabalho inclui o desenvolvimento de atividades e projetos didáticos que estimulem, de forma dinâmica e criativa, a aprendizagem e a divulgação da língua e da cultura portuguesas, recorrendo à literatura, à música, ao cinema e às artes plásticas, entre outros domínios.

Informações relativas ao programa
Fleyr