3. Duas Bolsas de Integração na Investigação - Centro de Ciência e Tecnologia Aeroespaciais

Objectivo da actividade: Estudo científico do movimento de um satélite no espaço / Estudo científico em split systems com bombas de calor.
Candidaturas até 30 de Outubro.

30 de outubro de 2008

Bolsa 1

Nos termos do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação, Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto, a Unidade de Investigação: CAST - Centre for Aerospace Science and Technologies da Universidade da Beira Interior (Covilhã) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Integração na Investigação da FCT, para alunos do 1º ciclo, ou equivalente, inserida no Programa Plurianual de Financiamento para a Ciência e Tecnologia, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nas seguintes condições:

1. Duração e Regime de Actividade - Duração de 12 meses não renováveis, com início previsto para 10 de Novembro de 2008, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada e Qualificação dos Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2008. A remuneração será de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (€ 140,00 por mês).

2. Objectivo da Actividade - Pretende-se estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática de investigação, bem como desenvolver o sentido crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes do ensino superior. O trabalho, sob o desenvolvimento de um estudo científico do movimento de um satélite no espaço, decorrerá sob a orientação do coordenador do grupo de investigação desta Unidade, designado por DyCoSS, Professora Doutora Anna Guerman. O bolseiro terá de elaborar, no final do período da bolsa, um relatório a validar pelo supervisor e a apresentar o seu trabalho em sessão pública organizada pela instituição que concede a bolsa. Serão estabelecidos acordos para a creditação (ECTS) do trabalho realizado pelo estudante.

3. Formação Académica - A formação académica requerida corresponde à frequência de uma Licenciatura (1º Ciclo) ou equivalente, na área da Engenharia Electromecânica, Mecânica, Electrotécnica, Aeronáutica ou em áreas afins, em instituições nacionais de ensino superior público ou privado.

4. Candidaturas - Os candidatos deverão efectuar a sua candidatura pessoalmente, por correio ou por e-mail, enviando uma carta de motivação, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado e fotocópia do certificado de habilitações com a discriminação das notas das disciplinas, indicando no assunto a referência BII-CAST-Dycoss-2.

5. Documentos de Candidatura e Selecção - Os candidatos serão seleccionados segundo os seguintes critérios de avaliação: Classificação média nas disciplinas já concluídas da licenciatura, sendo dado preferência a alunos com o 2º ano completo em dois anos; Classificação média nas disciplinas relacionadas com a área de investigação; Carta de intenção (uma página); e motivação e disponibilidade demonstrada através de uma eventual entrevista.

6. Prazo e Recepção de Candidaturas - As candidaturas decorrem de 17 de Outubro a 30 de Outubro de 2008, devendo a documentação ser enviada para a coordenadora da Unidade: Prof.ª Anna Guerman, Departamento de Engenharia Electromecânica, Edifício 1 das Engenharias, Universidade da Beira Interior, 6201-001 Covilhã. Informações adicionais poderão ser pedidas por e-mail para anna@ubi.pt ou através do telefone 275 329 915.

Bolsa 2

Data da última atualização: 2008-10-30