3. Maio é o mês da União Europeia na UBI

Maio é o mês da União Europeia na UBI

•   05 de maio de 2019

A Universidade recebe em maio diversas iniciativas para refletir sobre a União Europeia, promovidas pela Biblioteca da UBI. O “Grande debate sobre o futuro da União Europeia”, dia 9 de maio, dá início ao programa.

Ficheiro com o nome: ue

A Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI) organiza, ao longo do mês de maio, um conjunto de atividades que se destinam a celebrar o Dia da Europa, comemorar os 20 anos do Euro e divulgar as Eleições Europeias. O programa inclui debates, tertúlias, formações e exposições que vão realizar-se em vários espaços da UBI e são promovidos em parceria com a comunidade académica e diversas instituições. A iniciativa é aberta a toda a população.

Para dar início a este leque de atividades, realiza-se quinta-feira, dia 9 de maio, o “Grande debate sobre o futuro da União Europeia”. Tem início às 10h00, no Auditório da Biblioteca, com a presença do Reitor da UBI, António Fidalgo, do Vice-Reitor para as áreas de Ensino e Internacionalização, João Canavilhas, e dos presidentes das cinco Faculdades. A sessão realiza-se na data em que é assinalado o Dia da Europa e a pouco mais de duas semanas das Eleições Europeias. Pretende, também por esses motivos, debater temas atuais, de enorme preocupação e impacto na vida dos europeus.

Os restantes debates abrangem áreas como o futuro da “(des)integração” europeia, a regulamentação da Internet, o futuro das línguas europeias, a UE como estratégia de paz, a (crise da) democracia na Europa, a importância das organizações da sociedade civil e a sustentabilidade ambiental.
Está também prevista uma tertúlia com alunos de/em ERASMUS, e formações dedicadas a oportunidades de emprego, estágios e voluntariado na UE e sobre o European Social Survey.

A par destas ações, haverá também duas exposições temáticas. A primeira tem como título “Exposição bibliográfica e informativa sobre a UE” e a segunda designa-se “Exposição fotográfica Geopark Estrela”. Ficam ambas patentes até dia 31 de maio.

Todos estes eventos contam com a participação de docentes da UBI, Núcleos de alunos (Movimento Académico de Proteção Ambiental), organizações regionais (Associação GeoPark Estrela, Guardiões da Serra da Estrela e  CooLabora) e outras entidades nacionais (Centro Nacional Europass, Centro de Informação Jacques Delors e Fundação Friedrich Ebert, entre outros).

Data da última atualização: 2019-05-05