3. Simpósio do CICS apresenta investigação da UBI no campo da saúde

Simpósio do CICS apresenta investigação da UBI no campo da saúde

•   25 de junho de 2019

O evento da unidade de investigação sediada na Faculdade de Ciências da Saúde vai abordar doenças com maior incidência da atualidade.

Ficheiro com o nome: simpcics2

O estudo a decorrer no Centro de Investigação em Ciências da Saúde em torno de algumas das mais prevalentes doenças da atualidade será o tema principal do XIV Simpósio Anual do CICS-UBI. Ao longo de dois dias, a 4 e 5 de julho, o evento, aberto a toda a comunidade científica, profissionais de saúde e alunos, reúne elementos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) e cientistas de outras instituições.

Os tópicos a focar assentam nos desafios científicos e societais atuais, nomeadamente, em várias doenças não-comunicantes, as quais são alvo da investigação no CICS-UBI. Isto inclui as doenças neurológicas e vasculares, doenças do foro endócrino e o cancro, patologias com grande incidência nas sociedades ocidentais, e que se prevê que venha a aumentar, resultado do aumento da esperança média de vida, envelhecimento, influências ambientais e estilos de vida.

O programa é inteiramente multidisciplinar, cobrindo todo o espectro da investigação biomédica, biotecnológica e o desenvolvimento de fármacos, incentivando assim a presença de um leque muito alargado de profissionais.

A edição deste ano conta já com cerca de 200 participantes inscritos, sendo que 110 irão apresentar comunicações orais ou poster. Este número representa “o máximo de inscrições registado desde que se realiza o Simpósio Anual”, de acordo com a organização, da responsabilidade do grupo de Comunicação & Imagem do CICS-UBI, em colaboração com outros investigadores e o apoio institucional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e do Instituto Coordenador da Investigação (ICI). Até dia 1 de julho é ainda possível fazer a inscrição online.

A edição deste ano conta também com o maior número de palestrantes convidados oriundos de outras instituições, desde a primeira edição, um leque de investigadores conceituados nas áreas em foco no evento.

Participam Paulo Oliveira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e presidente da European Society for Clinical Investigation; Maria João Romão, diretora da UCIBIO - Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas, que tem um protocolo de colaboração com o CICS-UBI e que é convidada no evento; Joaquim Ferreira e Ana Sebastião, ambos do Instituto de Medicina Molecular (IMM); João Malva, do iCBR - Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research; e Alexandra Paulo do iMed - Instituto de Investigação do Medicamento.

As restantes comunicações irão apresentar inúmeros trabalhos de investigação visando a caracterização dos mecanismos moleculares subjacentes ao desenvolvimento das doenças atrás referidas, assim como a identificação de novas ferramentas de diagnóstico, prognóstico e terapêutica.

O XIV Simpósio Anual do CICS-UBI realiza-se na Faculdade de Ciências da Saúde.

XIV Simpósio Anual CICS-UBI

Data da última atualização: 2019-06-25