3. Incubadora Virtual da UBI apoia empresas inovadoras

Incubadora Virtual da UBI apoia empresas inovadoras

•   02 de agosto de 2019

Criado em 2018, este sistema de apoio dá resposta às empresas criadas por diplomados na UBI.

Ficheiro com o nome: ubinnovative

Estão ligadas às áreas da saúde, da engenharia e das tecnologias da informação as empresas criadas por diplomados da Universidade da Beira Interior (UBI) que integraram a Incubadora Virtual da UBI, ao longo deste ano. O sistema de apoio ao empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento, criado em 2018, está a ser utilizado por formados na academia, alguns logo após a conclusão de Licenciatura, para transformar as suas ideias em oportunidades de negócio.

Com a Incubadora Virtual, a academia colocou ao serviço da sua comunidade um sistema que permite a uma empresa manter a sede social ou uma filial na UBI, mais precisamente na Faculdade de Engenharia. Trata-se de uma modalidade que favorece empresas que, por exemplo, não necessitam de um espaço físico permanentemente aberto ao público, como é o caso de empresas que utilizam canais comerciais baseados em lojas virtuais.

Podem ainda utilizar outros espaços, como anfiteatros, a custos mais baixos e, mediante o estabelecimento de protocolos prévios, as empresas da Incubadora Virtual poderão recorrer a laboratórios e equipamentos específicos de I&D.

O Gabinete de Inovação e Desenvolvimento da UBI é a estrutura que presta o apoio necessário à elaboração do processo de acesso à Incubadora Virtual e que faz o seu posterior acompanhamento.

A incubação de empresas, nomeadamente na modalidade de Spin-off da UBI é, há vários anos, uma área chave e de sucesso da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país. Estudantes, docentes e investigadores têm beneficiado do apoio da academia para desenvolverem as suas ideias de negócio, muitas delas baseadas em produtos ou métodos de produção inovadores, desenvolvidas no decurso de trabalhos desenvolvidos na UBI.

O UBIMedical, na área da saúde, e a associação ao Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia, são espaços preferenciais para quem necessita de instalações físicas. O UBIMedical, nomeadamente, foi o espaço onde empresas hoje com importância nacional na suas áreas solidificaram o seu projeto, como a LabFit e a UpHill, entre outras.

•   UBI
  •   GID