Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Três áreas científicas da UBI em ranking mundial

Três áreas científicas da UBI em ranking mundial

  • NOTÍCIA
  •   20 de novembro de 2019  

Física, Ciências da Vida e Pré-clínica, Clínica e Saúde mantêm o bom desempenho, de acordo com os três rankings setoriais do Times Higher Education.

Ficheiro com o nome: the_novembro19

 

As áreas científicas da Universidade da Beira Interior (UBI) relacionadas com Ciências da Vida e com a Física mantém-se nos rankings setoriais elaborados pelo Times Higher Education (THE), um ano depois de terem constado nessas listas pela primeira vez. Os resultados do estudo internacional que foi divulgado a 19 de novembro também voltam a reconhecer a qualidade existente em Pré-clínica, Clínica e Saúde. Neste particular, é o terceiro ano consecutivo em que surge entre as universidades mais prestigiadas a nível mundial.

Estes resultados são alcançados num contexto de maior competitividade nos rankings THE, com a entrada de mais instituições de Ensino Superior na avaliação. Ainda assim, o desempenho das faculdades de Ciências da Saúde e de Ciências, onde se desenvolvem as áreas analisadas, permite-lhes ombrear com as suas concorrentes internacionais.

Em THE Life Sciences Subject Ranking (Ciências da Vida) está no grupo 601+, e no THE Physical Sciences Subject Ranking (Física) surge no patamar 601–800. Em THE Pre-Clinical, Clinical & Health Subject Ranking (Pré-Clínica, Clínica e Saúde) está colocada no patamar 600+.

Apesar de, globalmente, não terem existido oscilações relevantes em cada uma das listas, há melhorias na influência obtida pela sua Investigação (item Citações), nos três rankings; no item Internacionalização também subiu em duas áreas, tendo ainda progredido em Transferência de Conhecimento, Investigação e Ensino.

O destaque internacional que é agora dado a estas áreas científicas da UBI junta-se àquele que já se tinha verificado em Ciências Sociais, Economia, Engenharia e Tecnologia e Informática, referidas pelo THE como estando entre as melhores.

Noutras análises, os indicadores utilizados pelos especialistas do Times Higher Education colocaram a UBI nas 100 melhores da Europa nas vertentes de Ensino e Aprendizagem e em Desenvolvimento Regional. A academia é também uma presença constante na lista das melhores universidades fundadas há menos de 50 anos.

Quanto ao ranking mundial que avalia os indicadores globais, o World University Ranking, a UBI surge no patamar 601-800 numa lista que inclui 1.400 instituições de 92 países.  

Mais informação
Times Higher Education 

Data da última atualização: 2019-11-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.