3. Mestrado em Cinema acreditado pelo período máximo de seis anos

Mestrado em Cinema acreditado pelo período máximo de seis anos

12 de dezembro de 2019

A A3ES avaliou positivamente o curso que integra a Faculdade Artes e Letras.

O 2.º Ciclo/Mestrado em Cinema está acreditado pelo período máximo de seis anos, após a avaliação da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. O Ciclo de Estudos, cuja capacidade de formação está agora certificada pela entidade que garante a qualidade do Ensino Superior em Portugal, integra a oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI).

O diretor do Mestrado em Cinema, Paulo Cunha, sublinha que se trata de “um justo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo corpo docente e restantes funcionários na melhoria constante da qualidade da oferta educativa do curso”.

O 2º Ciclo fornece uma formação abrangente e tem como objetivos gerais proporcionar uma formação curricular que permite ao estudante definir, através de Unidades Curriculares optativas, o seu próprio percurso, de acordo com uma consciência crítica, criativa e reflexiva. Os estudantes têm contacto com áreas ligadas à teoria, à história e à estética do cinema como em áreas de cariz mais prático, tal como a escrita de guiões, a realização, a imagem, o som ou a montagem. A harmonização entre teoria e prática procura não só desenvolver conhecimentos e competências adquiridos durante o 1º Ciclo/Licenciatura, mas também integrar estudantes com formações afins ao cinema.

A formação curricular referida proporciona ao estudante a preparação necessária para elaborar (de forma igualmente optativa) uma dissertação, um plano de estágio com relatório ou um projeto de filme com relatório, tendo em vista a sua integração no mercado do cinema e do audiovisual ou a continuação em estudos de doutoramento.

Ao nível das saídas profissionais, o Mestrado em Cinema atribui competências para as áreas da realização, guionismo, pré-produção, produção e pós-produção de filmes, programação de cinema, crítica e investigação. Permite a integração em produtoras nacionais e internacionais.

Data da última atualização: 2019-12-12