Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. “Urbi et Orbi” assinala 20 anos com Encontro de Ciberjornalismo e nova imagem

“Urbi et Orbi” assinala 20 anos com Encontro de Ciberjornalismo e nova imagem

  • NOTÍCIA
  •   17 de fevereiro de 2020  

O jornal online da Universidade da Beira Interior é o mais antigo cibermeio de uma universidade. A comemoração decorre no dia 19 de fevereiro.

Ficheiro com o nome: Encontro-de-Ciberjornalismo-Academico-urbi-ubi

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe, no dia 19 de fevereiro, o 2.º Encontro Ciberjornalismo Académico, que celebra o 20.º aniversário do “Urbi et Orbi”. “Jornal Online da UBI, da Região e do Resto”, como se apresenta desde a primeira edição, começou a ser publicado a 8 de fevereiro do ano 2000, numa altura em que a informação começava a instalar-se em força na Internet. Duas décadas mais tarde, conquistou o estatuto de cibermeio académico há mais tempo em atividade no país.

A efeméride é assinalada com o 2.º Encontro Ciberjornalismo Académico que está agendado para quarta-feira, no Anfiteatro da Biblioteca Central, a partir das 11h45. Ao longo do dia será discutido o ciberjornalismo que se produz nos vários meios de comunicação de âmbito académico existentes em Portugal. A iniciativa arranca com uma mesa redonda composta por Filipa Silva, editora do “JornalismoPortoNet” (JPN), Paulo Pena, grande repórter do “Jornal de Notícias”, Pedro Emauz Silva, diretor do jornal “A Cabra”, e Pedro Oliveira, diretor do “ComUM”. Os convidados vão debater “O ciberjornalismo académico no combate à desinformação”, numa discussão aberta à assistência.

À tarde, Fábio Giacomelli, doutorando em Ciências da Comunicação da UBI e especialista na área, ministra um workshop sobre jornalismo mobile. Esta atividade é aberta a toda a comunidade. Segue-se uma mesa redonda com a equipa fundadora do “Urbi et Orbi”, sob o tema “Urbi et Orbi: 20 anos da UBI para o mundo”. A apresentação do novo site da publicação, a ser lançado naquele dia, marca o final do Encontro.

O “Urbi et Orbi”, que teve como primeiro diretor António Fidalgo, é atualmente dirigido pela docente da Faculdade de Artes e Letras, Anabela Gradim. É publicado semanalmente à quarta-feira e contabiliza nesta altura 1047 edições, com conteúdos divididos por quatro principais secções: “UBI”, “Região”, “Desporto” e “Cultura”.

Nos últimos 20 anos, representou para muitos estudantes da área de Ciências da Comunicação a primeira experiência no acompanhamento de eventos e produção de notícias, tendo contribuído para a formação de muitos profissionais do jornalismo a desenvolver atividade em diversas redações do país.

Mais informação
Urbi et Orbi

Data da última atualização: 2020-02-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.