Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Relatório feito por antiga aluna da UBI publicado pelo EU-Japan Centre

Relatório feito por antiga aluna da UBI publicado pelo EU-Japan Centre

  30 de junho de 2020  

Img:

Joana Vaz é licenciada e mestre pela UBI na área de relações internacionais.

O relatório “Financing Opportunities for EU SME’s Internationalisation in Japan” da autoria de Joana Vaz, antiga aluna da Universidade da Beira Interior (UBI), foi publicado no website do EU-Japan Centre for Industrial Cooperation, uma joint venture entre a Comissão Europeia e o Governo do Japão.

O documento, desenvolvido pela mestre em Relações Internacionais pela UBI enquanto contratada como Expert em oportunidades de financiamento no âmbito de um programa de Policy & Market Intelligence daquela joint venture, resulta de reuniões com cerca de 60 stakeholders e experts na União Europeia e no Japão, incluindo a DG GROW (Comissão Europeia), o Banco de Investimento Europeu (BIE), o Japan Bank for International Cooperation e vários bancos de fomento nacionais (KfW, DBJ). Tal relatório providencia, entre outros, um mapeamento de oportunidades de financiamento para a internacionalização de PMEs europeias no Japão e diversas recomendações para decisores políticos (nomeadamente a Comissão Europeia) e organizações de promoção do comércio que tenham interesse em melhorar a capacidade dos seus serviços para apoiar a internacionalização de empresas fora da União Europeia.

Recentemente publicado, o relatório “Financing Opportunities for EU SME’s Internationalisation in Japan” recebeu feedback positivo por parte de membros da DG GROW, do BIE (incluindo da Plataforma Europeia de Aconselhamento para o Investimento), de algumas agências de promoção do comércio e de câmaras do comércio. “O EU-Japan Centre deu-me a oportunidade de desenvolver um trabalho de grande autonomia, que implicava lidar com uma grande multiplicidade de agentes (governamentais e não governamentais), tanto na Europa como no Japão”, sublinha Joana Vaz.

A também licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela UBI passou seis meses no Japão alocada a um programa de análise política e inteligência de mercado (MINERVA) do EU-Japan Centre, o qual contrata um número limitado de experts em áreas chave, no sentido de satisfazer necessidades correntes e relevantes no contexto das relações UE-Japão. “Esta oportunidade surgiu no seguimento da minha experiência de trabalho na European Trade Promotion Organisations Association, em Atenas e Bruxelas, no âmbito do programa INOV-Contacto (gerido pela AICEP Portugal Global)”, explica Joana Vaz.

Desde “sempre apaixonada pelo projeto europeu”, a alumni ubiana salienta que ter tido a experiência de trabalhar no âmbito da diplomacia económica da União Europeia lhe permitiu “combinar a dimensão política da ação externa da UE com a componente prática da ação em terreno”, algo que lhe provocou uma “sensação de gratidão imensurável”.

Mais informação
Relatório “Financing Opportunities for EU SME’s Internationalisation in Japan”

Partilhar

Data da última atualização: 2020-06-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.