O Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI) foi estabelecido em 1987 tendo sido da sua responsabilidade a criação da Licenciatura em Sociologia (segundo curso da área das Ciências Sociais e Humanas a ser instituído na UBI), cuja primeira edição aconteceu no ano letivo de 1987/1988.
Em 1997 é criado o Mestrado em Sociologia, mas desde 1993 que a UBI, através deste Departamento, está habilitada a conferir o Grau de Doutor nesta área.
Ainda em 2007 foi, em conjunto com outros dois departamentos, responsável pela criação da Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais, que teve, nesse ano letivo de 2007/2008, a sua primeira edição. Em 2010, o Departamento passou também a ter na sua oferta formativa o 2.º Ciclo/Mestrado em Relações Internacionais.
O Departamento de Sociologia oferece, hoje, os seguintes cursos: 1.º Ciclo/Licenciatura em Sociologia, 1.º Ciclo/Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais (curso gerido com o Departamento de Comunicação, Filosofia e Política), 2.º Ciclo/Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social, 2.º Ciclo/Mestrado em Relações Internacionais, 2.º Ciclo/Mestrado em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais e o 3.º Ciclo/Doutoramento em Sociologia. Oferece ainda Pós-Doutoramento em Sociologia.
Constituído, atualmente, por 20 docentes, 19 dos quais com doutoramento, o Departamento está envolvido na lecionação de diferentes unidades curriculares da área da Sociologia e de Relações Internacionais, não apenas aos seus cursos, mas a diversos ciclos de estudo de toda a Universidade. Em meados de 2020, as e os docentes da área do Direito, por decisão da Secção Científica do Senado da UBI, passaram a integrar o Departamento, aumentando, dessa forma, o número de doutorados e doutoradas.
As e os docentes do Departamento desenvolvem a sua atividade de investigação em vários centros avaliados positivamente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com destaque para o CIES-UBI, pólo do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do ISCTE-IUL, criado na UBI em 2012.
Fruto do UBIgual – Plano de Igualdade de Género da UBI (projeto pioneiro na Academia Portuguesa), e desenvolvido por investigadoras do Departamento de Sociologia, foi criada, no início de 2019, a Comissão para a Igualdade da Universidade da Beira Interior (CI-UBI), a primeira estrutura do género numa instituição de Ensino Superior portuguesa.
O Departamento de Sociologia da UBI tem, desde a sua origem, uma forte ligação à comunidade, promovendo e participando em várias iniciativas, nomeadamente junto de escolas, associações locais, autarquias e outras entidades.