Objetivos
|
O presente Curso propõe-se estudar os efeitos das migrações contemporâneas nos domínios social, cultural, económico, e outros, bem como conhecer as comunidades étnicas e religiosas, as relações laborais e familiares dos indivíduos migrantes, com a finalidade de encontrar políticas e práticas que contribuam decisivamente para o trabalho nas comunidades de acolhimento, facilitando a integração e evitando a segregação, o racismo ou qualquer outro tipo de discriminação. O objetivo do Curso é o de formar especialistas ativos capazes de intervir numa realidade cada vez mais complexa e em mudança, mediante uma abordagem interdisciplinar, capazes de compreender e valorizar outras culturas e costumes, no reconhecimento da diversidade cultural e humana. |
Competências do curso
|
Que no final do Curso os estudantes sejam capazes de demonstrar as seguintes competências:
Competências Gerais: - Adquirir conhecimentos sobre as questões e os problemas decorrentes do facto migratório, especialmente nos seus aspetos socioculturais. - Adquirir competências para intervir nas questões e problemas decorrentes das migrações, especialmente nos seus aspetos socioculturais.
Competências específicas: - Adquirir conhecimentos e competências para intervir nos fluxos e políticas migratórios. - Adquirir conhecimentos e competências para intervir em problemas derivados da discriminação, identidade, comunidade e cidadania. - Adquirir conhecimentos e competências para intervir em questões como as consequências da globalização, a integração, o racismo, o nacionalismo e a coesão social. - Adquirir conhecimentos e competências para intervir na gestão de projetos e investigações socioculturais académicas sobre migrações. - Aquisição de conhecimentos e competências para intervir na mediação intercultural e na intervenção social comunitária (em autarquias, organizações governamentais e não governamentais). - Aquisição de conhecimentos e competências para intervir na educação intercultural e na coexistência interétnica e inter-religiosa. - Aquisição de conhecimentos e competências para intervir em questões relacionadas com os direitos humanos e as migrações. - Aquisição de conhecimentos e competências para intervir nas empresas e nos processos de integração laboral dos migrantes.
|
Saídas Profissionais
|
- Qualificação e requalificação de técnicos e responsáveis de organismos públicos (Administração Local e Regional, Segurança Social, Saúde, Justiça, Segurança, Educação, etc.), para posições que envolvem o planeamento, a intervenção e a avaliação no âmbito da interculturalidade, migrações, direitos humanos, gestão da diversidade cultural e de conflitos intergrupais - Integração nas equipas técnicas das organizações privadas sem fins lucrativos (IPSS, ONG, Instituições de Utilidade Pública, Associações de Desenvolvimento Local) operando na área das Migrações e da Interculturalidade - Mediadores Culturais - Futuros especialistas em gestão das migrações - Investigadores em centros de estudos e outras entidades dedicados à análise das migrações, interculturalidade, diversidade cultural e humana, comunidades étnicas e religiosas, relações laborais e familiares dos indivíduos migrantes, etc. - Futuros estudantes universitários em áreas de qualificação que envolvem o conhecimento sobre temáticas das migrações e interculturalidade: Sociologia, Psicologia, Economia, Medicina, Antropologia, Filosofia, Enfermagem, Educação, Trabalho e Serviço Social, e disciplinas afins.
|
Infra-estruturas
|
As aulas, seminários e demais atividades terão lugar nas instalações equipadas da Câmara Municipal do Fundão, adequadas para garantir a aquisição das competências indicadas e o desenvolvimento das atividades de formação previstas.
Um local importante para a realização das atividades práticas será o Centro para as Migrações do Fundão, que se encontra disponível ao abrigo de um acordo estabelecido entre a Universidade de Salamanca (USal), a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Câmara Municipal do Fundão.
As amplas bibliotecas da UBI favorecem a criação de um ambiente de estudo e de investigação. Estas bibliotecas têm como objetivo transformar-se numa "Biblioteca Experiencial". Dispõem de um grande número de catálogos, repositórios e bases de dados acessíveis virtualmente.
|