Objetivos Gerais
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1. Proporcionar conhecimento e o debate crítico sobre as problemáticas da intervenção social, da evolução das necessidades sociais e ainda da gestão inovadora das organizações sociais; 2. Habilitar dirigentes, técnicos, gestores e outros agentes para a consolidação das respostas sociais e a implementação de soluções inovadoras face à emergência de novas necessidades sociais; 3. Dotar técnicos e responsáveis por instituições públicas e privadas não lucrativas de competências estratégicas, no que concerne ao reconhecimento de oportunidades, mobilização de recursos, gestão de riscos, avaliação de impactos sociais, num quadro de adaptação dos instrumentos de gestão a propósitos sociais; 4. Formar profissionais para um perfil de "empreendedores sociais"; 5. Desenvolver competências analíticas e práticas no domínio dos processos de planificação e intervenção por projetos; 6. Fomentar o espírito crítico na aplicação de conhecimentos e suportes teóricos a novos problemas e contextos. |
Competências
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Para concluir, com sucesso, o mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social, os alunos devem demonstrar uma competência sólida nos seguintes domínios:
Competências intelectuais: 1. Analisar e debater criticamente as principais teorias e conceitos associados aos domínios do Empreendedorismo Social, Intervenção Social e Inovação Social; 2. Reconhecer paradigmas específicos agregados às sub-áreas em estudo; 3. Identificar instrumentos metodológicos adequados para o desenvolvimento do conhecimento e investigação no âmbito do Empreendedorismo Social e Inovação Social; 4. Debater assuntos e problemas específicos, demonstrando consistência teórica, metodológica e empírica nos argumentos invocados; 5. Desenvolver a capacidade de avaliação crítica em torno dos efeitos de opções programáticas sobre a realidade concreta, objecto de intervenção;
Competências práticas / Practical / empirical outcomes 6. Demonstrar capacidades analíticas e práticas no domínio dos processos de planificação e intervenção por projectos; 7. Demonstrar competência na aplicação de conhecimentos e suportes teóricos a novos problemas e contextos, numa perspectiva académica, profissional e multidisciplinar; 8. Demonstrar competência na condução autónoma de investigação no domínio de especialização, orientada por objectivos teóricos ou propósitos de resolução de problemas práticos;
Competências transversais /Transversal skills 9. Demonstrar capacidade analítica, pensamento lógico e habilidades argumentativas, na discussão de problemas sociais; 10. Revelar proficiência na redacção escrita e oral, apresentação e uso de tecnologias de suporte; 11. Demonstrar capacidades de concepção, organização e execução de trabalhos teóricos e empíricos e de gestão e desenvolvimento autónomo de actividades de aprendizagem; 12. Revelar autonomia na problematização de questões a investigar, na selecção, e tratamento de fontes de informação, teorias, metodologias e técnicas a utilizar; |
Saídas Profissionais
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Ocupações profissionais, de nível pós-graduado, nos sectores público, privado e não-lucrativo e nas seguintes áreas: 1. Responsáveis e dirigentes de organizações do Terceiro Sector ligadas à área social; 2. Técnicos de autarquias e de organismos desconcentrados do Estado; 3. Técnicos das IPSS e de outras organizações do Terceiro Sector; 4. Técnicos e responsáveis de organizações sem fins lucrativos ligadas a sectores como o da educação, cultura, desenvolvimento e animação local, entre outros; 5. Dirigentes a funcionários de estruturas ligadas à economia social e/ou solidária; 6. Gestores de programas de responsabilidade social empresarial. |
Infraestruturas
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Bibliotecas: os alunos dispõem da Biblioteca Central e da Biblioteca da Unidade de CSH, e de um Centro de Documentação Europeia. Recursos Online disponibilizados pelos serviços de Documentação da UBI: Bases de Dados; revistas eletrónicas, nomeadamente da Oxford University Press, Elsevier, Taylor & Francis, Springer, ISI Proceedings, ABI/INFORM, PROQUEST, também em papel; links para as várias áreas de investigação; serviço de difusão de informação, tais como newsletters e o boletim bibliográfico dos SD/UBI. Centros informáticos: laboratório de informática na Unidade de CSH, salas de aula e outros espaços dispondo de terminais e PC com ligação em rede interna e à rede web. Todos os pólos da UBI dispõem de rede wireless. e-Conteúdos: a UBI dispõe de uma plataforma digital, e-Conteúdos, que permite a interação à distância de docentes-alunos e alunos-alunos, onde são disponibilizados materiais didáticos de apoio ao funcionamento das UC, fóruns de discussão e outras atividades. |