Objetivos Gerais
|
1. Desenvolver competências analíticas aprofundadas em torno da exclusão social, das mutações ao nível da organização social e da actual reorientação das políticas sociais; 2. Proporcionar um alargamento do debate teórico em torno da problemática das "exclusões"; 3. Aprofundar o debate teórico e empírico sobre os processos de conversão das políticas públicas passivas em políticas activas; 4. Desenvolver competências analíticas e práticas no domínio dos processos de planificação e intervenção por projectos; 5. Fomentar uma capacitação para a aplicação de conhecimentos a novos problemas e contextos, numa perspectiva académica, profissional e multidisciplinar; 6. Aprofundar competências de condução autónoma de investigação no domínio de especialização, orientada por objectivos teóricos ou propósitos de resolução de problemas práticos; 7. Incentivar oportunidades à continuação do aprofundamento das problemáticas em causa, em contexto académico ou de exercício profissional.
|
Competências
|
Competências intelectuais: 1. Compreender, analisar e utilizar criticamente os principais conteúdos teóricos e conceptuais associados à análise sociológica das políticas e exclusões sociais; 2. Dominar conteúdos fundamentais agregados às sub-áreas que compõem a estrutura curricular; 3. Identificar instrumentos metodológicos e técnicos necessários à aplicação do saber teórico em contexto prático, quer se trate de investigação aplicada ou da implementação de projetos de intervenção; 4. Elaborar análises com consistência teórica, metodológica e empírica nos domínios científico do ciclo de estudos; 5. Desenvolver uma capacidade de avaliação crítica em torno dos efeitos de opções programáticas sobre a realidade concreta, objeto de intervenção.
Competências práticas: 6. Demonstrar capacidades analíticas e práticas no domínio dos processos de planificação e intervenção por projectos; 7. Demonstrar competência na aplicação de conhecimentos e suportes teóricos a novos problemas e contextos, numa perspectiva académica, profissional e multidisciplinar; 8. Demonstrar competência na condução autónoma de investigação no domínio de especialização, orientada por objectivos teóricos ou propósitos de resolução de problemas práticos;
Competências transversais: 9. Demonstrar capacidade de problematização sobre a realidade social em análise e defender com consistência lógica, teórica e empírica proposições e argumentos próprios; 10. Revelar proficiência na redacção escrita e oral, apresentação e uso de tecnologias de suporte; 11. Demonstrar capacidades de concepção, organização e execução de trabalhos teóricos e empíricos e de gestão e desenvolvimento autónomo de actividades de aprendizagem; 12. Revelar autonomia na problematização de questões a investigar, na selecção, e tratamento de fontes de informação, teorias, metodologias e técnicas a utilizar; 13. Demonstrar proficiência na organização, redacção, apresentação, uso de software informático e defesa da dissertação.
|
Saídas Profissionais
|
- Técnicos e responsáveis de organismos públicos (Segurança Social, da Administração Local e Regional) e das organizações privadas sem fins lucrativos (IPSS, Instituições de Utilidade Pública, Organizações e Iniciativas de Desenvolvimento Local) - Intervenção social e definição/condução de políticas sociais a um nível local, regional ou nacional - Investigação em centros de estudos e outras entidades dedicados à análise da pobreza e exclusão social e/ou definição de estratégias políticas na área da intervenção social -Técnicos superiores do Rendimento Social de Inserção - Técnicos superiores ao nível autárquico/regional, capazes de definir/conduzir estratégias de combate à pobreza e exclusão social.
|
Infraestruturas
|
- Bibliotecas Biblioteca Central,Biblioteca da Unidade de Ciências Sociais e Humanas e o Centro de Documentação Europeia.
- Biblioteca online •bases de dados; •revistas electrónicas,nomeadamente da Oxford University Press, Elsevier, Taylor & Francis, ISI Proceedings; •revistas electrónicas que não são assinadas pelos SD; •links com interesse para as várias áreas de investigação; •serviços de difusão de informação disponível.
- Centros informáticos Um laboratório de informática, salas de aula e outros espaços, equipados com terminais e PC’s com ligação em rede interna e à rede web e com software. A universidade dispõe de rede wireless. 4. e-Conteúdos Plataforma digital, e-Conteúdos, que constitui uma ferramenta que permite a interacção à distância de docentes-alunos e alunos-alunos e onde são disponibilizados todos os materiais didácticos de apoio ao funcionamento das disciplinas, fóruns de discussão e outras actividades.
|