3. UBI renova oferta formativa na área da Engenharia Civil

UBI renova oferta formativa na área da Engenharia Civil

•   03 de agosto de 2020

O curso de 1.º Ciclo/Licenciatura substitui o Mestrado Integrado e há um novo Mestrado em Engenharia Civil. Para quem entrar na Licenciatura há apoios financeiros disponíveis.

Ficheiro com o nome: PL990548

A Universidade da Beira Interior (UBI) terá no próximo ano letivo uma renovada oferta de cursos de Engenharia Civil. O até agora Mestrado Integrado, com a duração de cinco anos, passa a curso de 1.º Ciclo (três anos), e surge um novo Mestrado na área, que permitirá aos estudantes dar continuidade aos seus estudos na academia ubiana.

Estas alterações adequam a oferta formativa à tendência atual do Ensino Superior e permitem disponibilizar aos alunos cursos mais atrativos, mantendo o rigor científico que caracteriza a UBI neste campo.

Ambas as formações foram acreditadas pelo período máximo previsto por lei (seis anos) pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, o que demonstra a elevada qualidade do corpo docente, das matérias que fazem parte dos planos de estudos e dos laboratórios de apoio ao ensino e investigação, além das estruturas complementares disponíveis.

O 1.º Ciclo em Engenharia Civil tem disponíveis 20 vagas no Concurso Nacional de Acesso que começa no dia 7 de agosto. Foi criado para assegurar aos estudantes uma formação especializada em Engenharia Civil de nível internacional e, no final, terão capacidade para assumir elevadas responsabilidades na conceção de soluções de engenharia, servindo o interesse da sociedade em geral e o seu desenvolvimento sustentável.

Para incentivar a frequência deste curso destinado a preparar profissionais com uma procura crescente, a UBI criou um conjunto de apoios financeiros que vão desde a atribuição de uma bolsa no valor da propina até três anos e um ano de alojamento gratuito nas residências universitárias. Este benefício contempla os três melhores candidatos colocados no CNA, com nota de candidatura superior a 14 valores. Os seguintes três candidatos com melhor nota de candidatura receberão uma bolsa que isenta do pagamento de propinas durante três anos.

Quanto ao novo Mestrado em Engenharia Civil, terá início no próximo ano letivo, apostado numa formação mais especializada.

A acreditação obtida junto da A3ES “corresponde às expectativas do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), pela qualidade do ensino e da investigação, pelo acompanhamento próximo dos estudantes por parte dos docentes e pelo reconhecimento nacional e internacional do corpo docente”, salienta o diretor do Mestrado João Castro Gomes, dando ainda nota das condições laboratoriais de ponta adequadas ao estudo/aprendizagem, investigação e inovação que o Departamento e a Universidade oferecem”.

O 2.º Ciclo tem outros pontos fortes, dos quais se destacam, aprender com o corpo docente do DECA, que que tem recebido vários prémios nacionais (Prémio Secil, Prémio Manuel António da Mota, Prémio Hidrologia, Prémio Mérito Científico Santander) e internacionais (Prémio Climatelaunchpad).

Os estudantes podem contactar ainda com projetos nacionais e europeus (IDIaqua, REMINE, ASHES) e internacionais (CARPTUR) e ter acesso a conferências internacionais de grande interesse atual (Geotecnia Ambiental, STARTCON19, CIRMARE2020).

“Além disso, os alunos têm ainda a oportunidade de fazer estadias em universidades e empresas no estrangeiro, fruto do estabelecimento de várias parcerias ERASMUS, projetos europeus e colaborações internacionais (EMMAT, Qatar Institute of Environmental & Municipal Studies) e de ter o reconhecimento de várias entidades pelos seus projetos académicos”, conclui João Castro Gomes.

A candidatura a este Mestrado está aberta até 4 de agosto e funciona através da plataforma online dos Serviços Académicos.

Data da última atualização: 2020-08-03