3. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde com acreditação máxima

Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde com acreditação máxima

•   18 de setembro de 2020

A3ES valida formação que apresenta uma grande qualidade pedagógica dos docentes e da relação professor-aluno, entre outros aspetos.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

A A3ES – Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior acreditou o 2.º Ciclo de em Psicologia Clínica e da Saúde pelo período máximo de seis anos e de forma incondicional. A decisão da entidade que avalia os cursos nacionais é fundamentada pela qualidade pedagógica dos docentes e da relação professor-aluno, que se reflete na formação nos estudantes.

“É ainda de destacar o facto de a Comissão de Avaliação Externa assinalar uma evolução positiva deste ciclo de estudos e da sua equipa e, além disso, estimular e sugerir estratégias para se prosseguir este desafiante processo de desenvolvimento e afirmação ao nível da formação e investigação científica em psicologia clínica e da saúde”, refere Rosa Marina Afonso, diretora deste mestrado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH).

O curso encontra-se estruturado de acordo com o EUROPSY e prepara os estudantes para o exercício profissional independente como Psicólogo, na área clínica e da saúde, ou para a prossecução de estudos em 3º Ciclo, habilitando-o ainda para a realização do estágio profissional à Ordem dos Psicólogos Portugueses.

“Além da aquisição de competências profissionais e científicas no âmbito da psicologia clínica e da saúde, pretende-se promover o desenvolvimento pessoal e estimular o gosto e interesse pela aprendizagem ao longo da vida, a capacidade de inovar e a ligação à investigação”, salienta a diretora do curso. Rosa Marina Afonso destaca o “plano de estudos, globalmente integrado, onde se desenvolvem competências e conhecimentos ao nível da intervenção e avaliação psicológicas, que permitem intervir com pessoas com diferentes problemáticas e em distintas fases da vida com um estágio que permite a observação e treino de competências específicas”.

Os interessados em frequentar este ou outro curso de mestrado da UBI no ano letivo 2020/2021 vão dispor de uma 4ª fase de candidatura, entre os dias 29 de setembro e 12 de outubro. São admitidos ao 2.º Ciclo/Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde os candidatos com 1.º Ciclo/Licenciatura em Psicologia.

A qualidade deste curso do Departamento de Psicologia e Educação comprova-se pela elevada atratividade que tem registado. “Globalmente regista-se uma crescente procura, tanto por estudantes que realizaram o 1.º Ciclo de estudos em Psicologia na UBI, como noutras universidades nacionais e estrangeiras. De facto, o número de candidatos tem sido muito superior ao número de vagas que temos e a procura deste Ciclo de Estudo por alunos externos tem vindo a crescer”, conclui Rosa Marina Afonso.

2.º Ciclo/Mestrado Psicologia Clínica e da Saúde

Data da última atualização: 2020-09-18