Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. "Elas ao Som da Fábrica II" homenageou memórias de mulheres operárias da região

"Elas ao Som da Fábrica II" homenageou memórias de mulheres operárias da região

  18 de janeiro de 2021  

Img:

A segunda edição da atividade organizada pelos alunos de Ciências da Cultura teve lugar no espaço nobre do Museu dos Lanifícios.

A mulher operária da região da Serra da Estrela foi relembrada e homenageada na Universidade da Beira Interior (UBI), na segunda edição do evento “Elas ao Som da Fábrica – Novelos de Memórias”. Desta vez, a atividade decorreu no Museu de Lanifícios da UBI, no dia 14 de janeiro.

Organizado pelos estudantes finalistas de Ciências da Cultura, curso da Faculdade de Artes e Letras, o evento artístico-cultural guiou os participantes por um percurso sensorial, onde couberam o cinema, a fotografia, a música, a pintura e a poesia.

A ação coletiva de valorização da memória da mulher operária fabril da região da Serra da Estrela realizou-se de acordo com as normas impostas pela Direção Geral da Saúde e resultou num encontro de cultura e de arte, naquele que foi o último dia de abertura dos espaços de cultura ao público, antes do segundo confinamento geral em Portugal.

O público pôde ver a curta-metragem “Mãos de Lã”, co-realizada por Ananda Justino e Jéssica Oliveira; um acervo fotográfico de uma viagem de quase um século pela imagem da mulher nos espaços fabris da região; a pintura do quadro “Mulher”, de Ananda Justino; a música de Amália Rodrigues e a poesia de André Moreira, de Carlos Marques, de Sara Jesus e Valéria Marques, dita por Jéssica Flores.

“O dia foi de grande união em torno da história da mulher na região e da necessidade que a academia e parcerias do evento mostraram de valorizar as memórias destas antigas e atuais operárias fabris”, referem os promotores da iniciativa.

Além da UBI, do Museu de Lanifícios, da Faculdade de Artes e Letras, da direção de curso em Ciências da Cultura, o “Elas ao Som da Fábrica II” contou com as parcerias da CooLabora, do Geopark Estrela UNESCO e da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura – Guarda 2027.

Notícia atualizada a 19 de janeiro de 2021.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-01-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.