3. Investigadores da UBI estudam propriedades anti-inflamatórias de águas termais do Centro

•   01 de fevereiro de 2021

Os resultados do trabalho realizado com investigadores da Universidade de Coimbra mostram características terapêuticas e fabrico de produtos naturais e cosméticos.

Ficheiro com o nome: Termas

Um estudo elaborado por uma equipa composta por investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) concluiu que as águas termais da região Centro têm propriedades anti-inflamatórias. O trabalho foi desenvolvido por elementos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) e do Centro de Neurociências e Biologia Celular, da Universidade de Coimbra, tendo analisado as propriedades de águas termais com origem em termas da região Centro.

Os resultados, recentemente publicados na revista "Scientific Reports", confirmam cientificamente que as águas têm benefícios no alívio de sintomas e no tratamento de diversas doenças associadas a situações de inflamação. <O estudo demonstra o papel das 14 águas no restabelecimento de saúde dos utentes, assim como aponta para a possibilidade de servirem de base para o desenvolvimento de produtos naturais com efeitos anti-inflamatórios ou cosméticos.

A investigação contou com o apoio do consórcio Termas Centro, através do projeto PROVERE Valorização das Estâncias Termais da Região Centro. É da autoria de Ana Cristina Rosa da Silva, Ana Sofia Oliveira, Cátia Vicente Vaz, Sara Correia, Sandra Saraiva Ferreira, Luiza Breitenfeld, José Martinez-de-Oliveira, Rita Palmeira-de-Oliveira, Cláudia Pereira, Ana Palmeira-de-Oliveira e Maria Teresa Cruz.

Data da última atualização: 2021-02-01