3. Faculdade de Ciências cria Programa de Apoio ao Estudante

Faculdade de Ciências cria Programa de Apoio ao Estudante

•   28 de julho de 2021

A iniciativa vai envolver toda a comunidade académica da FC-UBI.

Ficheiro com o nome: faculdade_ciencias

A Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (FC-UBI) criou um Programa de Apoio ao Estudante, para abranger áreas como a científica, a social, de solidariedade e de integração no Ensino Superior, entre outras.

A iniciativa pretende ser um programa de apoio ao desenvolvimento de atividades científicas, culturais e sociais, de iniciativa dos Núcleos de estudantes e, ao mesmo tempo, do desenvolvimento das suas competências transversais, incluindo relacionais.

Além disso, visa ser um aglutinador de solidariedade, não só de apoio aos estudantes da FC-UBI que apresentarem dificuldades escolares, financeiras, sociais e outras, durante a sua vida académica, mas também aberta a iniciativas de apoio à comunidade onde a UBI se insere.

O Programa de Apoio ao Estudante implica ainda a integração académica e social dos novos alunos, que tem como objetivo o acompanhamento dos estudantes, de forma a assegurar a sua inserção plena na vida académica e contribuir para o seu bem-estar e sucesso académico, com especial enfoque nos estudantes do primeiro ano de licenciatura.

Tem como base uma tutoria por pares em que o Tutorando (estudante inicialmente do primeiro ano da licenciatura) é iniciado na academia e acompanhado durante todo o seu percurso académico por Mentores (estudantes de anos mais avançados) e por Tutores (docentes).

Sendo um programa voluntário, conta com a contribuição e envolvimento de toda a academia da FC-UBI, destacando-se os Núcleos de Estudantes, Diretores de Curso e Presidentes da Faculdade e dos respetivos Departamentos.

A estrutura e coordenação do Programa de Apoio ao Estudante da FC-UBI envolve o presidente da FC-UBI, presidentes de Departamento, diretores de curso 1.º ciclo, representantes dos Núcleos de Estudantes, alunos e docentes.

Programa de Apoio ao Estudante da FC-UBI

Data da última atualização: 2021-07-28