3. UBI apresenta projeto UNITA Geminae aos parceiros lusófonos

UBI apresenta projeto UNITA Geminae aos parceiros lusófonos

•   16 de setembro de 2021

A iniciativa destina-se a fortalecer o consórcio Universitas Montium com instituições de Ensino Superior de países exteriores à União Europeia.

Ficheiro com o nome: apresentacao_Geminae_PT

A Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu a apresentação do projeto UNITA Geminae, uma iniciativa que se destina a formar parcerias com instituições de países externos à União Europeia. O encontro juntou online instituições de países de língua oficial portuguesa, que estão a ser envolvidas no UNITA - Universitas Montium, por indicação da UBI. A reunião teve lugar no dia 15 de setembro, com a participação da equipa UNITA, liderada pelo Vice-Reitor com a pasta da Internacionalização, José Páscoa.

O Geminae pretende criar uma comunidade internacional ativa da UNITA que compartilhe os mesmos valores, neste particular com universidades ligada às línguas românicas, aquelas que são a base da UNITA. Neste caso, o Português, Castelhano, Francês, Italiano e Romeno. Prevê-se a associação de parceiros de países como Brasil, Canadá, Burkina Faso, Senegal, Colômbia, Argentina, México, Marrocos, Timor Leste, Cabo Verde, Moçambique, Benim, Argélia, Cuba e Madagáscar. No total, no primeiro grupo de universidades selecionadas contabilizam-se 30 instituições, de quatro continentes, cuja participação foi sugerida pelas cinco academias da UNITA.

No grupo de instituições de língua portuguesa, foram indicadas a Universidade de Cabo Verde, as universidades brasileiras de Brasília, Federal da Bahia, Federal de Viçosa, Regional de Blumenau e de São Paulo e, ainda, a Universidade Nacional Timor Lorosa’e. Estiveram ainda a Organização de Estados Iberoamericanos e Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Através da parceria formal com todos os membros da UNITA, as universidades Geminae vão permitir aos seus alunos e funcionários participarem nos programas de mobilidade, incluindo cursos virtuais para estudantes, e mobilidade rural; promover acordos para investigação, criar novas oportunidades para a realização de doutoramentos; desenvolver cursos de línguas e de formação de professores, além da aposta em atividades de inovação pedagógica. A realização conjunta de seminários e workshops também faz parte deste projeto.

O UNITA - Universitas Montium foi selecionado pela Comissão Europeia, no âmbito do projeto Universidades Europeias. Além da UBI, é formado pelas universidades de Torino (Itália), que atua como coordenadora, de Pau et du Pays de l’Adour e de Savoie Mont Blanc, de França, Universidad de Saragoça, em Espanha, e Vest di Timisoara, da Roménia.

•   UBI
Data da última atualização: 2021-09-16