3. UBI promove campanha para reforçar recursos de apoio aos alunos

UBI promove campanha para reforçar recursos de apoio aos alunos

28 de outubro de 2021

A OPTE – Oportunidade Para Todos os Estudantes tem o objetivo de incentivar a entrega de donativos ao Fundo Solidário, criado para apoiar estudantes com dificuldades económicas e, dessa forma, contribuir para combater o abandono escolar.

A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou uma campanha que visa reforçar os instrumentos de apoio social aos alunos. Designada OPTE – Oportunidade Para Todos os Estudantes, a iniciativa destina-se a sensibilizar a comunidade para se envolver com a iniciativa, contribuindo com donativos para o Fundo Solidário.

O Fundo Solidário destina-se a disponibilizar apoio financeiro para cobertura de despesas de estudantes carenciados, nomeadamente propinas, alojamento e alimentação nas estruturas dos Serviços de Ação Social e reprografia da UBI. Este recurso, criado em 2018 como parte do Programa Ser Solidário, aplica os donativos no combate ao abandono escolar, auxiliando os estudantes a contornar a desistência da universidade por motivos financeiros.

Durante os três anos de vigência, este instrumento já apoiou 112 estudantes (12 em 2018/2019, 55 em 2019/2020 e 45 em 2020/2021).

Os donativos podem ser feitos através de transferência bancária ou depósito, sendo possível obter fatura do donativo, uma vez que a doação está enquadrada no regime dos Benefícios Fiscais relativos ao Mecenato.

No âmbito da Campanha OPTE, lançada pela Vice-Reitoria com a área da Responsabilidade Social e Ação Social, foi ainda criado o estatuto de Embaixador Solidário.
Trata-se de uma pessoa individual ou coletiva que contribui monetariamente para o Fundo Solidário e a quem é atribuído um diploma como forma de reconhecimento do donativo entregue.

Nesta altura, estão entre os Embaixadores Solidários a AJAS - Associação de Jovens para a Ação Solidária; Associação Académica da UBI, Casa do Pessoal da UBI, Grupo Encontro Ubianos, Faculdade de Ciências (através do presidente, Paulo Almeida), Lions Club da Covilhã, Lions/Fórum Egitânia e Nuno Manuel Garcia dos Santos (docente da Faculdade de Engenharia).

OPTE – Oportunidade Para Todos os Estudantes

Data da última atualização: 2021-10-28