Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI promove campanha para reforçar recursos de apoio aos alunos

UBI promove campanha para reforçar recursos de apoio aos alunos

  28 de outubro de 2021  

Img:

A OPTE – Oportunidade Para Todos os Estudantes tem o objetivo de incentivar a entrega de donativos ao Fundo Solidário, criado para apoiar estudantes com dificuldades económicas e, dessa forma, contribuir para combater o abandono escolar.

A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou uma campanha que visa reforçar os instrumentos de apoio social aos alunos. Designada OPTE – Oportunidade Para Todos os Estudantes, a iniciativa destina-se a sensibilizar a comunidade para se envolver com a iniciativa, contribuindo com donativos para o Fundo Solidário.

O Fundo Solidário destina-se a disponibilizar apoio financeiro para cobertura de despesas de estudantes carenciados, nomeadamente propinas, alojamento e alimentação nas estruturas dos Serviços de Ação Social e reprografia da UBI. Este recurso, criado em 2018 como parte do Programa Ser Solidário, aplica os donativos no combate ao abandono escolar, auxiliando os estudantes a contornar a desistência da universidade por motivos financeiros.

Durante os três anos de vigência, este instrumento já apoiou 112 estudantes (12 em 2018/2019, 55 em 2019/2020 e 45 em 2020/2021).

Os donativos podem ser feitos através de transferência bancária ou depósito, sendo possível obter fatura do donativo, uma vez que a doação está enquadrada no regime dos Benefícios Fiscais relativos ao Mecenato.

No âmbito da Campanha OPTE, lançada pela Vice-Reitoria com a área da Responsabilidade Social e Ação Social, foi ainda criado o estatuto de Embaixador Solidário.
Trata-se de uma pessoa individual ou coletiva que contribui monetariamente para o Fundo Solidário e a quem é atribuído um diploma como forma de reconhecimento do donativo entregue.

Nesta altura, estão entre os Embaixadores Solidários a AJAS - Associação de Jovens para a Ação Solidária; Associação Académica da UBI, Casa do Pessoal da UBI, Grupo Encontro Ubianos, Faculdade de Ciências (através do presidente, Paulo Almeida), Lions Club da Covilhã, Lions/Fórum Egitânia e Nuno Manuel Garcia dos Santos (docente da Faculdade de Engenharia).

Mais informação
OPTE – Oportunidade Para Todos os Estudantes 

Partilhar

Data da última atualização: 2021-10-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.