Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI e CIDESD desenvolvem estudo sobre Hóquei em Patins com a colaboração do Sporting

UBI e CIDESD desenvolvem estudo sobre Hóquei em Patins com a colaboração do Sporting

  • NOTÍCIA
  •   04 de abril de 2022  

O trabalho de investigação está a ser realizado por António Ferraz, enquadrado no doutoramento a decorrer na UBI e CIDESD.

Ficheiro com o nome: hoquei

 

António Ferraz acompanhou nas últimas duas semanas a equipa principal sénior masculina do Sporting Clube de Portugal, no âmbito de um projeto de doutoramento em curso na Universidade da Beira Interior (UBI) e CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano sobre a caracterização do esforço e programação de treino no Hóquei em Patins.

Enquadrado na sua linha de Investigação, António Ferraz monitorizou todas as unidades de treino e jogos, reportando à equipa técnica a resposta individual e coletiva dos atletas.

Em termos de investigação, este trabalho procurará um maior entendimento sobre o efeito da manipulação dos exercícios de treino nas ações e exigências físicas, bem como dos impactos tidos nos jogadores em termos fisiológicos.

Esta colaboração entre o CIDESD e o Departamento de Performance das modalidades do Sporting Clube de Portugal demonstra a importância do recurso a novos métodos de controlo e avaliação do treino para a melhoria da performance de atletas de elite de Hóquei em Patins.

Todo o trabalho realizado ao longo deste período foi feito com a supervisão dos orientadores científicos, os professores Bruno Travassos, João Valente-dos-Santos e Pedro Duarte-Mendes.

Ao longo do desenvolvimento do seu projeto científico, António Ferraz já acompanhou as equipas da Seleção Nacional de Portugal, Barcelona e Sporting Clube de Portugal, tendo como principal objetivo identificar quais os parâmetros que melhor discriminam as dinâmicas de treino e as melhorias da performance dos atletas de elite de hóquei em patins, de forma a responder eficazmente às exigências desta modalidade.

Data da última atualização: 2022-04-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.