3. UBI com novo mestrado em Finanças e Contabilidade

UBI com novo mestrado em Finanças e Contabilidade

•   05 de abril de 2022

A formação começa a funcionar no próximo ano letivo e tem candidaturas abertas.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem um novo curso de 2.º Ciclo na área da Gestão e Economia, com a designação de Finanças e Contabilidade. Este mestrado do Departamento de Economia e Gestão (DGE) começa a funcionar já no próximo ano letivo e tem candidaturas abertas até 27 de abril. Estão disponíveis 25 vagas.

O 2º Ciclo de estudos em Finanças e Contabilidade pretende desenvolver competências nos estudantes que lhes permitam contribuir com as suas capacidades de análise, espírito crítico e pensamento estratégico, nomeadamente nas áreas de Finanças, Contabilidade e Fiscalidade para os vários setores da economia, bem como desenvolver capacidades de investigação. Através do desenvolvimento da dissertação, projeto ou estágio, os alunos poderão investigar e desenvolver soluções que vão ao encontro às necessidades da sociedade e dentro das linhas prioritárias da Universidade. “Desta forma, os objetivos deste ciclo de estudo estão em concordância com os objetivos do Departamento de Gestão e Economia e a missão definida pela Universidade da Beira Interior”, salienta Zélia Serrasqueiro, diretora do curso.

Os objetivos do curso visam responder às necessidades de formação nas áreas de Finanças e Contabilidade, oferecendo conteúdos atualizados das diferentes técnicas, métodos e abordagens de análise; proporcionar uma formação sólida e atualizada que permita ao futuro profissional exercer uma atuação eficaz nos diferentes contextos de Finanças e Contabilidade, e capacita os alunos para a prática de investigação nas diversas áreas de Finanças e Contabilidade; prewtende formar quadros superiores de empresas, públicas e privadas, dos sectores industrial, financeiro e de serviços, de organismos estatais e outras instituições públicas ou privadas, com elevada capacidade técnica nas áreas de Finanças e Contabilidade, por forma a permitir o desenvolvimento das necessárias capacidades, para o reforço da competitividade das organizações e para enfrentar os desafios do mercado.

A diretora do curso refere que o 2.º Ciclo da UBI se destaca da oferta formativa existente no país por dar aos alunos competências específicas em Finanças e Contabilidade, que resultam da análise aprofundada que é feita, comparativamente com outros 2º Ciclos de Estudos, em outras áreas da Gestão.

Entre as mais-valias desta formação estão “a transmissão de competências para o desenvolvimento de investigação científica nos campos concretos do curso e áreas afins, ao mesmo tempo que transmite competências que possibilitem a capacitação para o desenvolvimento de funções, nas áreas de Finanças e Contabilidade e áreas afins, no mercado de trabalho.

“O curso fornece competências avançadas em várias subáreas e prepara os estudantes para uma carreira profissional como quadros superiores e desempenho de funções de direção em empresas nos sectores da indústria, da banca comercial, banca de investimento, da atividade seguradora, da consultoria e demais serviços, como também nos vários organismos da administração pública e noutras instituições públicas ou privadas”, ainda de acordo com Zélia Serrasqueiro.

As mais valias para o mercado de trabalho referem-se à formação de quadros nas áreas especificas de Finanças e Contabilidade que aprofundam a capacidade de análise nestas áreas e afins. Adicionalmente, os estudantes que concluem este 2º. Ciclo de Estudos ficam dotados de capacidade para comunicar com a sociedade em geral acerca dos resultados da sua atividade sob o ponto de vista técnico e científico.

Data da última atualização: 2022-04-05