3. UBI faz balanço do programa Impulso em evento nacional

UBI faz balanço do programa Impulso em evento nacional

•   06 de abril de 2023

Novos cursos de Licenciatura, mais vagas e atividades que envolvem estudantes do Ensino Secundário da região, entre outras, fizeram parte das atividades desenvolvidas dos programas Impulso Jovem STEAM e Impulso Adultos na UBI.

Ficheiro com o nome: BalancoPRR(2)

A Universidade da Beira Interior (UBI) esteve no I Encontro Nacional dos Programas Impulso, onde apresentou o estado de execução dos programas Impulso Jovem STEAM e Impulso Adultos, financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Durante o evento, a academia deu a conhecer a forma como está a aproveitar as verbas do PRR para desenvolver novos cursos de 1.º ciclo e de formação de adultos, atividades dirigidas a alunos do ensino secundário da região e aquisição de equipamentos de apoio às atividades de ensino e aprendizagem de escolas da Beira Interior. Um conjunto de iniciativas que contribuem para melhorar as qualificações da população e incentivar áreas fundamentais de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, habitualmente designadas pela sigla STEAM.

Coube ao Pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais, João Lanzinha, a apresentação do estado de desenvolvimento dos dois programas, numa sessão onde esteve também o reitor da UBI, Mário Raposo.

Entre as atividades mais significativas está o impacto na disponibilização aos estudantes de cinco novas propostas de 1.º Ciclo/Licenciatura, nas áreas STEAM, além da modificação de outros cursos já em funcionamento. O crescimento de cursos traduziu-se na criação de mais vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), nas áreas STEAM (mais 153 em 2022 e mais 68 para este ano) e mais alunos a frequentar estas formações: mais 142, em 2022, face ao ano anterior.

A cedência de ecrãs interativos a 10 escolas parceiras, da região da Beira Interior, num investimento de 23.300 € é outro ponto a destacar.

No Impulso Adultos, foram propostas três pós-graduações e 137 Cursos Não Conferentes de Grau (CNCG), tendo sido realizada já uma das pós-graduações e cinco CNCG. Há sete atualmente a decorrer e candidaturas abertas em diversas áreas.

O trabalho desenvolvido incluiu também a organização da Academia Júnior STEAM (com 82 participantes de escolas secundárias da região), o High School Elevator Programme/Ano Zero (com 33 inscritos), implementação do Cross Cutting Skills Lab (com o desenvolvimento de sete cursos) e a Masterclasses em Física de Partículas (48 participantes).

No âmbito das atividades dirigidas aos alunos de graus de ensino pré-universitários, já na próxima semana, decorre a Universidade de Inverno STEAM (com 40 estudantes) e, perto do final do ano letivo, a Universidade de Verão STEAM, com 125 vagas.

O I Encontro Nacional dos Programas Impulso, teve lugar ontem, dia 5 de abril, e foi um momento de balanço do trabalho feito pelos 33 consórcios criados no âmbito do Impulso, nas instituições de ensino superior. Os Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos são financiados pelo PRR com 252 milhões de euros.

Teve lugar na Universidade de Aveiro e contou com a presença de Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, e Joaquim Mourato, Diretor-Geral do Ensino Superior.

O Governo procede ao balanço da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nas instituições de ensino superior com a avaliação do estado de implementação dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, financiados pelo PRR com 252 milhões de euros.

O Programa Impulso Jovens STEAM promove e apoia iniciativas orientadas, exclusivamente, para aumentar a graduação superior de jovens em áreas CTEAM, através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior, enquanto o Programa Impulso Adultos tem por objetivo apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de ensino superior de curta duração, de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, organizadas por consórcios e empresas.

Ambos os programas financiam o estímulo à inovação de práticas e métodos pedagógicos, melhorando e modernizando o processo de ensino-aprendizagem-avaliação.

Data da última atualização: 2023-04-06