Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Docente da UBI e equipa técnica nacional publicam sobre percurso para a conquista do Mundial de Futsal

Docente da UBI e equipa técnica nacional publicam sobre percurso para a conquista do Mundial de Futsal

  • NOTÍCIA
  •   19 de abril de 2023  

O artigo científico, que tem Bruno Travassos como primeiro autor, retrata o trabalho feito na Lituânia em 2021, que culminou com a conquista do Mundial de Futsal pela equipa portuguesa.

Ficheiro com o nome: btravassos

 

Bruno Travassos, docente do departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI) e fisiologista da Seleção Nacional de futsal, é o primeiro autor do estudo “O caminho para ser campeão mundial de futsal”, publicado na última semana na revista científica “International Journal of Sports Physiology and Performance”.

Jorge Braz (Selecionador Nacional), José Luís Mendes, Pedro Palas, Manuel Rodrigues, e Jorge Silvério (membros da equipa técnica da seleção nacional) e João Brito (fisiologista da Seleção A de futebol), foram os restantes autores que participaram na elaboração do artigo que retrata o percurso da seleção nacional de futsal até à conquista do campeonato do mundo de futsal em 2021, na Lituânia.

O trabalho resulta da avaliação do planeamento e monitorização realizados ao longo de toda a fase preparatória e competitiva para o campeonato do mundo de futsal. Foram registados e analisadas oito semanas de trabalho, que correspondem a 46 treinos, sete jogos oficiais e sete jogos de preparação.

Nesta análise é possível comparar a estrutura das sessões de treino, os exercícios e as áreas de jogo utilizadas que as compuseram, bem como a carga associada ao longo do tempo de preparação e competição. É ainda possível identificar o processo de monitorização utilizado bem como os procedimentos de visualização e dados para monitorização diário, de todo o processo.

Os autores acreditam que o artigo permite reforçar a necessidade de procedimentos de observação de registo e análise de dados para a monitorização do processo de treino e desta forma melhorar a intervenção dos treinadores. Consideram ainda que este artigo deverá ser utilizado como um exemplo de “benchmark” para o futsal e outras modalidades desportivas.

Mais informação
Link para o artigo

Data da última atualização: 2023-04-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.