3. CICS-UBI integra unidade de investigação alargada da área da saúde

CICS-UBI integra unidade de investigação alargada da área da saúde

•   22 de janeiro de 2024

Três unidades de investigação da Universidade do Porto e o CICS-UBI fundiram-se para criar o RISE-Health.

Ficheiro com o nome: PL991180

O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) e três unidades de investigação da Universidade do Porto (UP), criaram uma estrutura científica de grande escala. Pretende-se ampliar a capacidade para desenvolver novos conhecimentos e soluções inovadoras relativamente às doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias, incluindo o cancro.

Designada de RISE-Health, junta o CICS-UBI com o CINTESIS e a UnIC (ambas da Faculdade de Medicina da UP) e ainda a MedInUP (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, também da UP), integrando mais de 500 investigadores, com múltiplas origens académicas e competências diversificadas. Estes elementos representam a investigação clínica e de translação, saúde digital e inteligência artificial, biotecnologias e inovação biomédica, na saúde da comunidade e na investigação em enfermagem.

“Esta fusão segue as tendências atuais de criação de unidades de investigação com complementaridades alargadas, interdisciplinares, multicêntricas e transregionais, com o decorrente aumento da massa crítica de investigadores”, salienta Sílvia Socorro. A Vice-Reitora da UBI responsável pela área da Investigação acrescenta que “este envolvimento proporcionará ao CICS-UBI e aos seus investigadores novas oportunidades ao nível do acesso a infraestruturas e equipamentos complementares aos existentes na UBI e da participação em consórcios de investigação, assim como também ao nível da articulação entre a prática clínica e a inovação biomédica”.

O RISE-Health ficará sediado na FMUP e terá polos de gestão em quatro unidades orgânicas da U. Porto (ICBAS e Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina Dentária e Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação), além de 10 outros, nomeadamente em cinco universidades públicas (Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade da Madeira e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,) e duas instituições de Ensino Superior Privado (Universidade Fernando Pessoa e Universidade Portucalense).

A grande abrangência do RISE-Health permite envolver quatro Escolas Médicas e três Escolas de Enfermagem.
A participação do CICS-UBI, segundo Sílvia Socorro, resulta “da investigação de elevada qualidade realizada na unidade da UBI, num percurso com mais de vinte anos, traduzido no reconhecimento a nível nacional e internacional nas áreas da investigação clínica, biomédica e biotecnológica”.

Esta segunda-feira, dia 22 de janeiro, é lançado um Research Hub dedicado à Saúde Global, pela UNITA – aliança de universidades europeias da qual a UBI faz parte, juntamente com outras 11 instituições de ensino superior de seis países diferentes. Este Hub “pode vir a funcionar como um instrumento relevante para incrementar ainda mais as relações internacionais da nova unidade RISE-Health”, conclui a Vice-Reitora da UBI.

Comunicado conjunto

Data da última atualização: 2024-01-22