Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Prémio da Ordem dos Engenheiros para projeto desenvolvido em parceria da UBI

Prémio da Ordem dos Engenheiros para projeto desenvolvido em parceria da UBI

  • NOTÍCIA
  •   02 de outubro de 2024  

O 1.º Prémio “Novas Fronteiras da Engenharia – Alunos” foi atribuído a estudantes envolvidos no clube UBI STEAM, Club ADoTecnoClUBI.

Ficheiro com o nome: Foto Premio Engenheiros

 

Um projeto desenvolvido no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação Desenvolver o Talento (ADoT), da Guarda, conquistou o 1.º Prémio “Novas Fronteiras da Engenharia – Alunos”, concurso promovido pela Ordem dos Engenheiros – Centro. A equipa vencedora da edição de 2024 é composta pelos alunos Rodrigo Rebelo Gonçalves (Escola Secundária Fernando Namora, de Condeixa-a-Nova), Rodrigo Gaspar (Escola Secundária Campos Melo, da Covilhã) e Rodrigo Cabral (Conservatório de Música da Covilhã).

A parceria insere-se no âmbito do clube UBI STEAM Club ADoTecnoClUBI, que integra o Departamento de Engenharia Eletromecânica (DEM-UBI) e financiado pelo projeto UBImpulso Green and Sustainable Growth in Digital World. A tutoria foi conduzida pelo docente Pedro Dinis Gaspar (DEM-UBI).

Os estudantes, que desenvolvem atividades na ADoT, apresentaram o projeto intitulado “Junk4R - Aplicação baseada em Inteligência Artificial para o Design Sustentável de Artigos de Mobiliário ou de Decoração”, que promove a abordagem dos 4R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar.

A partir da submissão da imagem de um objeto, peça ou artigo sem uso ou descartável, das indicações do artigo de mobiliário ou decoração que se pretende criar e do seu estilo, é gerado pela aplicação o prompt a ser usado nas ferramentas de IA abertas do OpenAI, por uma biblioteca externa que facilita o uso da conexão entre a aplicação e o API. Estas ferramentas sugerem soluções criativas e sustentáveis, assim como as instruções detalhadas para transformar objetos considerados lixo em peças úteis e esteticamente agradáveis.

Este reconhecimento destaca o empenho e a criatividade dos jovens na aplicação destas novas tecnologias para a promoção de práticas de design sustentável, reforçando o compromisso da UBI e da ADoT no desenvolvimento de soluções inovadoras e ecologicamente responsáveis.

O prémio representa não apenas um reconhecimento do talento e dedicação dos alunos, mas também a importância de iniciativas educacionais que incentivam a aplicação de tecnologias emergentes em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 25 de setembro, no auditório da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra. A equipa recebeu um prémio de 1.200 euros, entregue por Isabel Lança, presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Centro da Ordem dos Engenheiros.

Data da última atualização: 2024-10-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.