A Universidade da Beira Interior (UBI) deu as boas-vindas aos participantes do préUBIversitário 2025 com uma sessão onde estiveram os participantes da atual edição deste programa criado para preparar a adaptação dos estudantes estrangeiros ao sistema de ensino português.
O momento marcou o início de um percurso académico, mas também cultural, que lhes vai permitir conhecer a Universidade, a cidade da Covilhã e a região envolvente, num ambiente de imersão no conhecimento e na língua portuguesa.
A Sessão de Abertura teve lugar no dia 8 de maio e contou com a presença da Pró-Reitora para a Cooperação Internacional da UBI, Célia Nunes, e Teresa Freire, em representação do parceiro da UBI nesta iniciativa, “Segredos do Saber”.
 |
 |
Nesta edição, além dos habituais participantes oriundos da América Latina, regista-se, “com satisfação, a participação de estudantes provenientes de Moçambique”, destaca a Pró-Reitora.
“É com enorme alegria que vos dou as boas-vindas à UBI”, disse Célia Nunes, na cerimónia, sublinhando o carácter do programa. “Será certamente um período de descoberta, de crescimento e de preparação para aquilo que poderá vir a ser o vosso percurso connosco, na nossa Universidade”, referiu a Pró-Reitora. Salientou ainda que “durante as próximas semanas haverá a oportunidade de conhecer de perto a UBI, que se orgulha de ser inclusiva, inovadora e comprometida com a formação de excelência dos seus estudantes”.
 |
 |
O programa préUBIversitário foi concebido para proporcionar uma experiência completa da vida universitária, combinando visitas à região, atividades de integração e um conjunto de aulas, com especial enfoque na Língua Portuguesa, mas também de Ciências e de Matemática.
“Desejo-vos uma excelente estadia na UBI e que aproveitem cada momento, cada aula, cada conversa e cada oportunidade. Este é também um tempo para conhecerem colegas de outras culturas, partilharem experiências e criarem laços, que acreditamos que durarão muito mais do que o próprio programa”, concluiu Célia Nunes.