A Universidade da Beira Interior (UBI) faz parte das instituições onde decorre o teste da plataforma Peercards, uma ferramenta online desenvolvida para promover a aprendizagem colaborativa entre pares, com introdução consciente e responsável da Inteligência Artificial no ensino.
O teste piloto da “PeerCards: Web Platform for Peer Learning and Aware Introduction of Artificial Intelligence in Teaching” foi realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (FCSH-UBI), a 5 de dezembro, com a presença do mentor da Plataforma, Ivan Molineris, docente da Università degli Studi di Torino de Itália.
A criação desta plataforma decorre no âmbito do projeto UNITA Call for Grants on Innovation in teaching and Learning e prevê a implementação da PeerCards em turmas piloto, ao longo deste mês de dezembro, promovendo uma abordagem crítica e colaborativa à Inteligência Artificial (IA), no desenvolvimento de aprendizagens ativas e participativas em ambientes educativos internacionais e multiculturais.
O teste-piloto decorreu durante uma aula da Licenciatura em Marketing, mais precisamente na Unidade Curricular “Marketing de Serviços”. Teve a participação de um total de 31 alunos, do 2.º Ano deste curso do Departamento de Gestão e Economia (DGE).
Esta foi a segunda ocasião em que a UBI esteve envolvida no âmbito do desenvolvimento da plataforma. Em novembro (dos dias 18 a 20), a docente do DGE- UBI, Cristina Estevão, e Raquel Moreira, do Gabinete de Inovação Pedagógica, participaram na formação sobre a ferramenta PeerCards, realizada na universidade de Turim.