Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI colabora no “Livro Branco sobre aplicação de Inteligência Artificial no Jornalismo em Portugal”

UBI colabora no “Livro Branco sobre aplicação de Inteligência Artificial no Jornalismo em Portugal”

  • NOTÍCIA
  •   15 de dezembro de 2025  

Aquele que é o maior estudo sobre a forma como a IA se cruza com a comunicação social foi apresentado na Gulbenkian.

Ficheiro com o nome: Livro Branco IA e Jornalismo

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) esteve envolvida no estudo que deu origem ao “Livro Branco sobre aplicação de Inteligência Artificial no Jornalismo em Portugal”, o primeiro trabalho de âmbito nacional sobre esta matéria. A obra teve apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian, esta segunda-feira, 15 de dezembro.

O documento faz 10 recomendações estratégicas que visam a adoção de políticas públicas e editoriais que promovam a ética, a transparência e a orientação para o interesse público na introdução da IA nas redações portuguesas.

As medidas sugeridas abrangem as áreas do reforço da literacia mediática, criação de estruturas de monitorização e regulação, apoio à inovação e formação e ajuste do quadro legal, tendo em conta o impacto da IA no jornalismo.

O Livro Branco tem dois estudos a sustentá-lo, intitulados “Relatório de Diagnóstico” e “Análise Temática e Relatório de Contributos Participativos”. Nestes, são explorados temas como utilização de IA no jornalismo português, tipos de tarefas em que é utilizada, padrão do uso de IA nas redações, além das perspetivas dos profissionais sobre os efeitos do uso da Inteligência Artificial e, ainda, realidades como a preparação para lidar com esta ferramenta que está em expansão em diversas áreas da sociedade em termos globais.

O projeto teve financiamento do European Media and Information, sob a gestão da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi coordenado pela Universidade NOVA de Lisboa e, além da UBI, contou com a colaboração das universidades do Minho, Católica Portuguesa, de Trás-os-Montes e Alto Douro, Europeia, de Coimbra e, ainda, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ambas do Brasil.

Data da última atualização: 2025-12-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.