Menção Honrosa para aluna de Arquitetura no Prémio Archiprix 2026

  • NOTÍCIA
  •   02 de julho de 2026  

Marília Remédios esteve entre os galardoados da edição deste ano do prestigiado concurso para estudantes.

Ficheiro com o nome: Juri-e-premiados-Archiprix-26

O trabalho de dissertação da aluna do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), Marília Remédios, recebeu uma Menção Honrosa na edição deste ano do Prémio Archiprix 2026, internacionalmente referenciado como uma das mais antigas e prestigiadas distinções académicas nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista.

A dissertação, desenvolvida sob orientação dos docentes Pedro Brandão e Rita Ochoa, tem como título “Abrigos temporários para pastores e caminhantes na Serra da Estrela – Mapeamento e levantamento para futuras intervenções”, e reconheceu desta forma a qualidade científica, a relevância do tema e o contributo do trabalho desenvolvido no território da Serra da Estrela.

A investigação contemplou uma forte componente de trabalho de campo para mapear e proceder ao levantamento de nove abrigos temporários de pastores, em particular na zona do Sabugueiro e Penhas Douradas, configurando uma base para o reuso destas construções vernaculares e para a definição de estratégias de intervenção futuras. O levantamento prossegue, dado que a Serra da Estrela apresenta um vasto território e um elevado número de abrigos ainda por identificar.

A Serra da Estrela é um território marcado pela forte ligação entre a natureza, a atividade pastoril e as comunidades locais. Ao longo do tempo, as antigas canadas utilizadas pelos pastores deram origem a muitos dos atuais percursos pedestres, que hoje atraem inúmeros caminhantes. Contudo, as transformações socioeconómicas e as alterações climáticas têm vindo a influenciar a dinâmica da região, reforçando a necessidade de infraestruturas de apoio.

Estudos e projeções climáticas apontam para um aumento da frequência e intensidade de fenómenos meteorológicos extremos, bem como para uma redução da precipitação de neve, exigindo novas estratégias de adaptação e resiliência para o território. Neste contexto, os abrigos assumem um papel fundamental, não só na proteção de pastores e visitantes face às condições meteorológicas adversas e imprevisíveis da serra, mas também na valorização dos trilhos, permitindo a realização de percursos mais longos e de experiências mais seguras e prolongadas com a utilização destes abrigos ao longo de todo o ano.

O Prémio Archiprix Portugal foi instituído pela Fundação Serra Henriques e pelo Archiprix Holanda, em 2012, tendo desde então distinguido trabalhos “que melhor refletem a excelência do ensino nas faculdades portuguesas, em toda a sua riqueza e diversidade, em reconhecimento do mérito dos alunos, orientadores e instituições”, salientando apenas um vencedor e até dez menções honrosas de entre os muitos trabalhos a concurso.




Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos
  1. Início
  2. Notícias
  3. Menção Honrosa para aluna de Arquitetura no Prémio Archiprix 2026
Data da última atualização: 2026-07-02