A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidad Viña del Mar, do Chile, assinaram um protocolo de cooperação que aposta na aproximação académica e consolida a internacionalização como eixo estratégico comum.
O documento foi assinado no dia 9 de julho, pela Reitora da UBI, Ana Paula Duarte, pelo Reitor da UVM, Carlos Isaac, e pela Vice Reitora para Ligação e Desenvolvimento, Francisca Huber Vio, durante uma visita institucional da delegação chilena à Covilhã, que aprofundou o conhecimento mútuo e a identificação de oportunidades de trabalho conjunto. Da parte da UBI, esteve também presente Helena Alves, Vice-Reitora para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade.

O acordo estabelece a criação de relações institucionais orientadas para a valorização das ações de ambas as universidades, prevendo a conjugação de esforços nos domínios do ensino, da informação, da investigação e da extensão universitária.
Entre as formas de cooperação destacam-se o intercâmbio académico de docentes, investigadores e estudantes, a implementação de projetos conjuntos de ensino e investigação, a promoção de palestras e simpósios, o intercâmbio de informação científica e o desenvolvimento de atividades de formação destinadas a docentes, investigadores, técnicos e estudantes.

A parceria assume contornos simbólicos, pelas várias caraterísticas comuns. Tal como a UBI, a Universidad Viña del Mar é uma instituição de Ensino Superior com grande impacto no desenvolvimento da região em que se insere, mas simultaneamente comprometida com o progresso do país.
Fundada dois anos depois da UBI, a UVM celebra 38 anos em novembro e também conta com cerca de 9.000 estudantes.
As duas instituições partilham ainda áreas científicas estruturantes, como Arquitetura, Comunicação e Design, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Educação, Engenharia e Negócios, às quais a UVM acrescenta Ciências Jurídicas e Ciências Agroambientais.
