3. Seminário: What Women? Reflexões e Práticas

Seminário: What Women? Reflexões e Práticas

Sessão online | 15h00 | Com a Patrícia Santos Pedrosa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (DECA-UBI).

13 de maio de 2021

Patrícia Santos Pedrosa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (DECA-UBI) participa no dia 13 de maio (quinta-feira), no Seminário: What Women? Reflexões e Práticas.

Este seminário em formato online, às 15h00, com organização e moderação dos Investigadores Principais dos projetos "(EU)ROPA" e "W@ARCH", respetivamente Jorge Figueira e Patrícia Santos Pedrosa, contará com a participação de Adriana Bebiano, Ana Tostões e Irene Pimentel.

"What Women?" é um dos 11 eixos temáticos "What" em que se estrutura a investigação (EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture, uma leitura multifacetada, retrospetiva e prospetiva, da arquitetura portuguesa.

Esta linha de investigação pretende fazer um levantamento da emergência histórica e presença/ausência das mulheres no contexto da arquitetura portuguesa, alargando a discussão à reflexão e à prática dos feminismos na história em Portugal. Pretende-se, por um lado, traçar um quadro geral da "inscrição" do feminismo no nosso contexto e, por outro, compreender de que forma a arquitetura foi um lugar de afirmação ou exclusão das mulheres, no arco histórico português da Ditadura à Democracia.

Organização: Centro de Estudos Sociais (CES-UC) e Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG-ISCSP-ULisboa)

Atividade no âmbito dos projetos de investigação:
«(EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture», sediado e desenvolvido no CES, e financiado por FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos portugueses através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. POCI-01-0145-FEDER- 030492.
«W@ARCH.PT - Arquitectas em Portugal: Construção da Visibilidade, 1942-1986», projeto PTDC/ART-DAQ/32388/2017, Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986, desenvolve-se no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e, quando aplicável, co-financiado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis. [Link]
ID da reunião: 857 7668 1112
Senha de acesso: 195951