Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Reportagem de aluna da UBI nomeada para os “Prémios de Ciberjornalismo 2018”

Reportagem de aluna da UBI nomeada para os “Prémios de Ciberjornalismo 2018”

  • NOTÍCIA
  •   19 de novembro de 2018  

O trabalho de Juliana Reigosa está publicado no Urbi@Orbi, Jornal Online da UBI.

Ficheiro com o nome: mulheres_ciganas

 

Uma reportagem publicada no Urbi@Orbi, Jornal Online da Universidade da Beira Interior (UBI) está nomeada para os “Prémios de Ciberjornalismo 2018”, promovidos pelo Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber). O trabalho tem como título “Mulheres ciganas em Portugal: um outro retrato do feminino” e é da autoria de Juliana Reigosa, estudante de licenciatura em Ciências da Comunicação.

A reportagem faz parte dos três finalistas da categoria de “Ciberjornalismo Académico” dos “Prémios de Ciberjornalismo 2018”, onde estão nomeados órgãos de comunicação e/ou jornalistas de meios como o Jornal de Notícias, Rádio Renascença e Público, entre outros. Foi desenvolvida no segundo semestre do ano letivo 2017/2018, como um dos elementos de avaliação da unidade curricular Ateliê de Jornalismo.

Baseia-se nos testemunhos de seis mulheres de etnia cigana naturais e residentes no concelho da Covilhã, que falam das várias dimensões das suas vidas: a evolução das regras e tradições existentes no grupo a que pertencem, o rompimento das barreiras da discriminação e percurso escolar, entre outros temas. Um trabalho multimédia desenvolvido por Juliana Reigosa, com o apoio dos dois docentes de Ateliê de Jornalismo, José Ricardo Carvalheiro e Ricardo Morais.

Está publicada no Urbi@Orbi, jornal digital criado pela UBI há 18 anos, datando a sua primeira edição de fevereiro do ano 2000, e que é alimentado pelos alunos do 1.º Ciclo de Ciências da Comunicação e Mestrado em Jornalismo, que têm assim oportunidade de desenvolver a prática das várias técnicas jornalísticas e experimentar as novas linguagens do jornalismo multimédia.

Os vencedores das oito categorias são anunciados quinta-feira, dia 22 de novembro, durante o VI Congresso Internacional de Ciberjornalismo (#6COBCIBER).

Mais informação
“Mulheres ciganas em Portugal: um outro retrato do feminino” 

Data da última atualização: 2018-11-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.