3. Divulgado o Relatório de Igualdade de Género 2019

Divulgado o Relatório de Igualdade de Género 2019

•   31 de janeiro de 2020

O documento faz uma apresentação geral da condição de homens e mulheres na academia.

Ficheiro com o nome: ubi_aerea

Encontra-se disponível o “Relatório de Igualdade de Género (RIG) na Universidade da Beira Interior”, referente a 2019. O documento é o primeiro a ser elaborado no âmbito da Comissão de Igualdade da UBI, criada em 2018 e que tomou posse e iniciou funções em fevereiro de 2019.

O RIG tem como Coordenadora Científica a docente do Departamento de Sociologia, Catarina Sales de Oliveira, e tem o objetivo de dar a conhecer a condição atual da UBI, quanto à situação profissional e académica de mulheres e homens na instituição.

“Através da comparação dos dados atuais com os dados referentes a anos anteriores pretende-se verificar os progressos e/ou retrocessos nesta matéria para apresentar recomendações à comunidade, de forma a fornecer uma base de informação propícia à reflexão sobre a mudança organizacional necessária para efetivar a Igualdade de Género na UBI”, expressa o RIG 2019.

Apresentando uma caracterização geral da Universidade, o Relatório é suportado em dados de 2018, que apontam para um “expressivo crescimento” de pessoas a trabalhar na UBI (mais 35) e de estudantes (subida de 828 alunos).

No primeiro grupo registou-se a entrada de um número superior de homens, enquanto que, no caso dos estudantes, a feminização é uma tendência marcante e que fez aumentar um ponto percentual a representação de mulheres na distribuição da população discente (52,6% de mulheres estudantes em 2018 face a 51,6% em 2017).

O RIG faz ainda a caracterização da estrutura organizacional da UBI, centros de investigação, docentes, faixa etária, nível de escolaridade dos colaboradores, horário, remunerações e formação profissional, entre outros aspetos.

Ao nível da participação da UBI em ações relacionadas com a igualdade de género, destacam-se “os eventos realizados e/ou promovidos junto à comunidade universitária e à comunidade em geral, com organização e/ou participação da Comissão de Igualdade de Género UBI”, sobre os temas violência de género, Dia Internacional da Mulher e igualdade de Género na Agenda Local, por exemplo.

Ao nível da formação específica na área do Género, foi dada continuidade ao projeto UBICOOL, no âmbito do qual alunas e alunos da UBI trabalham a problemática da Igualdade de Género e da prevenção da violência em escolas da Covilhã. Foi encerrado o projeto Chance to Change (C2), em parceria com a Coolabora e financiado pelo programa Erasmus+, que visa internacionalizar a prática do UBICool.

Relatório de Igualdade de Género 2019

Data da última atualização: 2020-01-31