Objetivos Gerais
|
O curso do 1º ciclo em Design Multimédia oferece uma formação abrangente nos âmbitos artístico, cultural, científico e tecnológico. Prepara os alunos para o exercício profissional no amplo espectro do design visual, de comunicação e de interação em diversos meios, tanto analógicos como digitais. Apoiando-se na tradição conceptual, teórica e crítica, do Design e no primado do projecto, estimula a sensibilidade estética e a capacidade de expressão, com um enfoque progressivo na criatividade e na inovação, mas também na investigação e na criação artística contemporâneas. A par do conhecimento da tradição do Design, este ciclo de estudos visa preparar os alunos para o exercício do projecto em situações de crescente complexidade, com especial enfoque no contexto multimediático, estimulando o trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências multidisciplinares de investigação para, através e sobre o Design, contribuir para a progressiva autonomia dos alunos. |
Competências
|
Competências genéricas: Compreender a poética e o campo de acção do design multimédia; Apreender os múltiplos sentidos das artes visuais; Apurar o sentido estético; Aumentar o património ideográfico; Gerar ideias novas (criativas, funcionais e sensíveis); Pesquisar, processar e analisar informação a partir de múltiplas fontes; Identificar, colocar e solucionar problemas; Aplicar conhecimento a situações práticas; Desenvolver investigação e trabalhar autonomamente e em equipa; Desenvolver pensamento abstracto e analítico; Comunicar com diferentes interlocutores; Conceber e gerir projectos; Compromisso com as tarefas e as responsabilidades; Agir em novas situações e lidar com a pressão; Responsabilidade social e consciência cívica
Competências específicas: Conhecer as principais tendências históricas, teóricas e críticas do design; Estabelecer prioridades programáticas; Subordinar um projecto a um conceito; Planificar e gerir o processo de projecto; Interpretar, escolher e explorar linguagens e ferramentas multimédia; Adaptação a novas tarefas, trabalho em grupo e resolução de tarefas específicas; Desenvolver o sentido crítico; Reconhecer a natureza dos signos e reflectir teoricamente acerca da comunicação visual; Pensar as tecnologias numa perspectiva comunicacional; Utilizar métodos e aplicações de captação, manipulação e de edição digital de gráficos, estáticos ou animados; Discernir a estrutura da forma; Manipular a imagem e o som; Conceber e aplicar distintos modelos de interactividade entre as obras e o utilizador; Interpretar enunciados e materializar a resposta sob a forma de um produto; Realizar, testar e publicar protótipos; Escolher o método de investigação adequado a situações particulares de concepção ou reflexão sobre a praxis; Adquirir consciência das condicionantes formais, ergonómicas, expressivas, temporais e orçamentais de um produto; Conjugar diferentes materiais e tecnologias; Potenciar o design como factor de qualidade de vida. |
Saídas Profissionais
|
Designer Multimédia (profisssão liberal); Ensino e investigação; Assessoria em comunicação visual e multimédia; Realização de projectos interactivos e imersivos; Web-design; Design gráfico; Tipografia; Infografia; Ilustração; Modelação 3D; Animação; Produção e edição de vídeo e televisão; Publicidade; Novos serviços on-line. |
Infraestruturas
|
O curso dispõe de modernos meios laboratoriais: Cyber-centro; Atelier de Audiovisuais e Multimédia (internet, scanner, impressoras, cd-rom, redes, produção e edição digital e analógica de vídeo), Laboratório de Fotografia, Estúdio de TV e de Cinema, Circuito interno de TV, Centro de Informática. Beneficia ainda da proximidade à Biblioteca e Hemeroteca centrais, aos Serviços Gráficos e ao Centro de Informática e às galerias de exposições do Museu de Lanifícios e da Tinturaria. |