Objetivos Gerais
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Com o presente curso pretende-se uma formação de banda larga com os seguintes objectivos:
- Proporcionar um corte com as percepções de senso comum, estimular o espírito crítico e o desenvolvimento de uma perspectiva sociológica dos fenómenos sociais; - Desenvolver capacidades na pesquisa bibliográfica e na condução de processos de investigação científica na área da sociologia; - Desenvolver capacidades de interpretação crítica das diferentes teorias sociológicas e da sua relação com os processos de mudança social; - Facultar os instrumentos técnicos e metodológicos que permitam uma abordagem científica dos fenómenos sociais; - Providenciar conhecimentos e competências que facilitem o desempenho profissional e investigacional na área da sociologia, no sector público, privado ou associativo. - Preparar os estudantes com conhecimentos e competências transferíveis, numa lógica de reflexividade do conhecimento - Contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes |
Competências
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No final do curso os estudantes deverão ser capazes de: - Reconhecer e interpretar criticamente as diferentes teorias sociológicas, assim como a sua aplicabilidade na interpretação de fenómenos sociais concretos; - Desenvolver de um modo autónomo a sua própria aprendizagem ao longo da vida; - Aplicar adequadamente os métodos e técnicas de investigação na análise e interpretação de fenómenos sociais concretos; - Comunicar e transmitir os conhecimentos obtidos para audiências especializadas e/ou não especializadas; - Avaliar criticamente argumentações e decisões à luz dos conhecimentos teóricos e metodológicos obtidos ao longo do ciclo de estudos; - Evidenciar capacidades de relacionamento interpessoal, em particular competências de trabalho em equipa; - demostrar capacidades para formular de um modo teórico e metodologicamente sustentado os termos de uma pesquisa; - Demonstrar consciência crítica e cidadã, que proporcione uma participação social e política mais esclarecida; - Estruturar e organizar trabalhos de pesquisa e de síntese; - Compreender e demonstrar a ligação entre aspectos micro e macro, evitando posicionamentos dualistas ou deterministas; - Compreender e demonstrar a relação entre teoria e prática; - Reconhecer a multidimensionalidade dos fenómenos sociais e a importância da interdisciplinaridade na sua análise; - Revelar um comportamento inovador na interpretação dos fenómenos sociais e na intervenção em situações sociais concretas; - Demonstrar capacidade para agir em situações imprevistas ou não definidas, revelando capacidades para antecipar a mudança; - Evidenciar capacidades de argumentação, de interpretação e exposição de ideias e argumentos; - Demonstrar um pensamento critico, reflexivo e analítico; - Revelar capacidade na adequação de metodologias e técnicas em função das características do objeto de estudo e das características da pesquisa; |
Saídas Profissionais
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As saídas profissionais dos estudantes de sociologia são diferenciadas e recobrem um conjunto alargado de possibilidades, a saber: - Empresas e organizações: formação profissional; organização e dinamização de equipas; gestão de recursos humanos; implementação de estudos de mercado; implementação e gestão de sistemas de qualidade; planeamento estratégico; implementação e gestão de processos de comunicação interna e externa; - Administração Pública central e regional: aconselhamento em processos de implementação de políticas sociais; acompanhamento de estratégias de inclusão social e de luta contra a pobreza e exclusão social; em organizações onde seja posta em prática a implementação de políticas sociais, tais como hospitais, Centros de Saúde, escolas, agrupamentos escolares, Universidades; Centros de Emprego, entre outras. - Autarquias e desenvolvimento local/regional: apoiando a implementação de políticas sociais de base local em áreas como a acção social, o planeamento e reabilitação urbana, a animação e programação cultural, a proteção civil, assim como a promoção da participação e da a comunicação entre a autarquia e os munícipes. Integrando equipas de promoção do desenvolvimento local/regional, avaliando potencialidades e limitações, quer ao nível da autarquia quanto de associações de base local/regional; - Cultura e patriomónio - integrando equipas de promoção do património e da cultura local, regional ou nacional, levantamento de potencialidades turísticas locais ou regionais e implementação de estratégias de divulgação e de comunicação interna e externa para a sua promoção. - Terceiro Setor - integrando equipas em instituições de solidariedade social (IPSS, ONG's, etc), em áreas como a o apoio à infância, a deficiência, a juventude ou a terceira idade; - Ensino e investigação: ensino e formação profissional; participação em projetos de investigação; trabalho de campo em projetos de investigação; sondagens, estudos de opinião e de mercado; produção e análise de dados estatísticos; análise bibliográfica; preparação e redação de relatórios de investigação; formação profissional de equipas de investigação. |
Infraestruturas
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Os alunos dispõem da Biblioteca Central e da Biblioteca da Unidade de CSH, e de um Centro de Documentação Europeia. Recursos Online disponibilizados pelos serviços de Documentação da UBI: Bases de Dados (Soc_index e b-on); revistas electrónicas, nomeadamente da Oxford University Press, Elsevier, Taylor & Francis, Springer, ISI Proceedings, ABI/INFORM, PROQUEST, também em papel; links para as várias áreas de investigação; serviço de difusão de informação, tais como newsletters e o boletim bibliográfico dos SD/UBI. Centros informáticos: laboratório de informática na Unidade de CSH, salas de aula e outros espaços dispondo de terminais e PC com ligação em rede interna e à rede web. Todos os pólos da UBI dispõem de rede wireless. e-Conteúdos: a UBI dispõe de uma plataforma digital (Moodle) que permite a interacção à distância de docentes-alunos e alunos-alunos, onde são disponibilizados materiais didácticos de apoio ao funcionamento das UC, fóruns de discussão e outras actividades. |