Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Gabinetes e Serviços
  4. Gabinete de Internacionalização e Cooperação
  5. Apoio à Internacionalização
  6. Mobilidade Estudantes Outgoing
  7. International Credit Mobility - ICM
  8. Participantes com Necessidades Educativas Especiais

Participantes com Necessidades Educativas Especiais

A Comissão Europeia, juntamente com os Estados-Membros, desenvolveu a Política para Integração de Pessoas com Necessidades Especiais que pretende promover a igualdade e a inclusão através da facilitação do acesso a aprendentes oriundos de grupos desfavorecidos e com menos oportunidades em comparação com os seus pares, na área da educação.

No âmbito do Programa Erasmus+, a Universidade da Beira Interior garante a igualdade de acesso e de oportunidades para os participantes de todas as origens.

Os estudantes com Necessidades Especiais que pretendam participar no Programa Erasmus+, independentemente de poderem vir a receber uma bolsa de mobilidade Erasmus, têm o direito de receber uma Bolsa Suplementar Erasmus+ de Apoio à Inclusão.

O apoio adicional para participantes com necessidades especiais pretende cobrir os custos adicionais diretamente relacionados com a sua participação nas atividades de mobilidade (alojamento adaptado, assistência durante a viagem, despesas com assistentes ou ajudantes, assistência médica, consultas ou adaptação do manual didático. As pessoas que acompanhem participantes com necessidades especiais têm o direito de receber uma contribuição com base em custos reais.

Os alunos devem informar o Gabinete de Internacionalização e Cooperação da UBI de que têm uma necessidade especial e que pretendem candidatar-se a uma mobilidade Erasmus e à respetiva Bolsa Suplementar Erasmus+ de Apoio à Inclusão.

O GIC apoiará todo o processo de candidatura às referidas bolsas e informará a Universidade parceira que foi selecionado um estudante com necessidades especiais, para podermos confirmar que a instituição de acolhimento tem condições para receber os estudantes. Esta informação fará parte da candidatura dos estudante em questão.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.