Objetivos Gerais
|
O 3º ciclo em Biomedicina tem como principal objectivo preparar profissionais com as capacidades necessárias para realizar e comunicar aspectos científicos de elevado nível de conhecimento em Biomedicina O curso possui um programa de disciplinas no primeiro ano que têm como objectivo o de complementar os conhecimentos que os alunos já possuem para iniciar um projecto de investigação e a própria determinação do projecto. Os alunos são orientados por investigadores da UBI e/ou de outra instituição para planificar e desenvolver um projecto de investigação científica na área indicada durante o curso. O curso destina-se a pessoas com graduação na área das Ciências da Saúde e afins. Os alunos devem apresentar o resultado final do desenvolvimento do seu projecto (publicações, patentes, invenções...) numa Tese de Doutoramento, escrita segundo as normas da UBI, e que é defendida perante um júri formado por professores e/ou investigadores qualificados na área do doutoramento.
|
Competências
|
O 3º ciclo conducente ao grau de Doutor em Biomedicina tem como principal objectivo preparar profissionais para que possuam as seguintes características: a) Capacidade de compreensão sistemática num ramo de conhecimento ou numa especialidade da Biomedicina; b) Competências, aptidões e conhecimento de metodologias de investigação associadas à Biomedicina, nas suas várias vertentes; c) Capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar trabalhos de investigação na área da Biomedicina; d) Capacidade para realizar trabalhos de investigação que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento e) Capacidade de análise crítica, de avaliação e de síntese de ideias novas e complexas; f) Capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que é especializado; g) Capacidade de promover o progresso tecnológico, social e/ou cultural.
|
Saídas Profissionais
|
A obtenção do grau de Doutor em Biomedicina permite o acesso a diferentes lugares de carreira no âmbito da administração ou nas empresas, para os quais é necessário, demandado ou aconselhado ter o grau de Doutor em Biomedicina. Por outro lado a consecução do curso da uma série de capacidades de alto nível aos alunos que permitirão o acesso a postos de trabalho altamente qualificados em diferentes âmbitos da actividade profissional relacionados com as Ciências da Saúde. |
Infraestruturas
|
A investigação científica em Saúde é incentivada na nossa universidade através do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), que é uma Unidade de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O CICS-UBI tem como missão estimular a produção de conhecimento e saber científico na área das Ciências da Saúde. As actividades de investigação do CICS-UBI envolvem: a) O desenvolvimento de linhas de investigação comtemplando as componentes de investigação básica, clínica e epidemiológica. Estas incluem domínios como a neurodegeneração, endocrinologia e reprodução, hipersensibilidade e inflamação e doenças cardiovasculares. b) O desenvolvimento de processos que integram diferentes âmbitos tecnológicos para responder aos novos desafios que envolvem a produção ou modificação de produtos ou processos relevantes para a aplicação industrial ou com interesse biomédico. O CICS-UBI obteve a classificação de “MUITO BOM” na última avaliação da FCT.
|