3. Info Day “Propriedade Intelectual – Proteção das invenções: como e para quê?”

Info Day “Propriedade Intelectual – Proteção das invenções: como e para quê?”

Faculdade de Engenharia | Anfiteatro 8.1 | 14h30.

19 de julho de 2022

A Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento e o Gabinete de Inovação e Desenvolvimento promovem o UBI Info Day sobre o tema “Propriedade Intelectual – Proteção das invenções: como e para quê?”, no próximo dia 19 de julho, que terá lugar no Auditório 8.1, na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, a partir das 14h30.

O objetivo visa capacitar os investigadores sobre os diferentes aspetos da proteção dos resultados das suas atividades de I&D, permitindo gerar Direitos de Propriedade Industrial e esclarecer aspetos como a importância da Propriedade Industrial sobre as diversas modalidades de proteção de invenções, inovação, estratégias de valorização do conhecimento e tecnologias, assim como fornecer um conjunto de informações úteis e práticas na escrita de pedidos de patentes. Ainda, existirá espaço para o esclarecimento de dúvidas.

A sessão conta com a presença de Vítor Moreira e Luís Caixinhas da Inventa, como oradores convidados.

Este evento é dinamizado no âmbito do projeto InovC+ Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, apoiado por fundos da União Europeia, através do programa Centro2020.

A inscrição no evento deverá ser feita através do formulário: https://forms.gle/KNUiFWnsDhmL6xuz6

As inscrições são gratuitas, mas necessárias para efeitos de emissão de certificado de participação.

Programa Provisório

14h30 | Sessão de Abertura
Mário Raposo - Reitor da UBI

Sílvia Socorro - Vice-Reitora da UBI para a área de ação Investigação, Inovação e Desenvolvimento

14h45 | Apresentação do Projeto InovC+

Pedro Serrão – Gabinete de Inovação e Desenvolvimento

15h00 |

Vítor Moreira - Inventa: Redação e estrutura dos cadernos de um pedido de patente

15h30 |

Luís Caixinhas - Inventa: Fluxos de submissão de pedidos de patente com destaque para o PCT e no Instituto Europeu de Patentes (EPO)

16h00 | Discussão Q&A – Mesa-redonda “Percursos de inovação e impacto na investigação.

Moderação: Helena Alves - Vice-Reitora da UBI para a área de ação Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade

Investigadores da UBI

Frederico Rodrigues: C-MAST – Centre for Aerospace Science and Technologies

Adriana Santos: CICS-UBI - Centro de Investigação em Ciências da Saúde