3. 1ª Edição Concurso Torres de Esparguete e Marshmallow

07 de dezembro de 2023

Faculdade de Engenharia > Galeria da Faculdade

sandra÷miguelðubi÷pt

A Universidade da Beira Interior (UBI) promove a 1ª Edição do Concurso de Torres de Esparguete e Marshmallow, uma iniciativa que pretende cativar alunos do Ensino Secundário para as áreas de Engenharia Civil e Arquitetura e estimular o processo criativo dos futuros profissionais de construção no Ensino Superior.

Inserido no CIRMARE 2023, um congresso internacional focado na construção, mudanças climáticas e sustentabilidade, e promovido em colaboração com o Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), o concurso consiste na criação de torres utilizando para o efeito exclusivamente 25 fios de esparguete e um saco de marshmallows. O objetivo do concurso é que esta construção, realizada em 20 minutos, tenha a capacidade de se manter de pé no final do tempo, ostentando um marshmallow no ponto mais alto da torre.

Para a avaliação do vencedor, é tida em conta a Resistência da estrutura, que deve ser o mais alta possível e manter-se estável, e o Design do Esquema Estrutural, que tem em consideração os aspetos estéticos.

As inscrições, disponíveis para alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior, devem ser realizadas em equipas de, no máximo, quatro elementos, até às 17h00 do dia 30 de novembro (quinta-feira), através da entrega do Formulário de Inscrição no Secretariado do DECA.

A 1.ª Edição Concurso Torres de Esparguete e Marshmallow decorre na Galeria da Faculdade de Engenharia (FE), pelas 15h00, no dia 7 de dezembro (quinta-feira).

Ficha de Inscrição

Ficheiro com o nome: torres