Decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI) a sessão de kick-off do projeto T3SH-City – Towards Truly Smart, Secure, Sustainable and Healthy Cities, uma iniciativa que tem como objetivo criar soluções inovadoras nas áreas da IoT, Inteligência Artificial, Visão Computacional, Cibersegurança, Mobilidade Sustentável, Gestão Ambiental, com particular enfoque no recurso hídrico, Saúde e Bem-estar.
O encontro, que marca o início formal de uma iniciativa estruturante que pretende colocar a UBI na linha da frente da transformação inteligente e sustentável dos territórios, reúne membros da Reitoria, stakeholders regionais, convidados especiais e a equipa de investigação, prevendo ainda uma mesa aberta de debate dedicada à reflexão sobre sustentabilidade e inovação em territórios periurbanos.
Financiado pela CCDR Centro, através do Programa CENTRO2030, o T3SH-City representa um investimento aproximado de 850 mil euros e integra um consórcio alargado de 33 investigadores, 5 faculdades e 12 unidades de investigação. Conta ainda com a colaboração dos municípios da Covilhã, Fundão e Belmonte, onde serão desenvolvidos pilotos reais de aplicação tecnológica.
A liderança científica do projeto está a cargo de Bruno Miguel Silva (Departamento de Informática e Instituto de Telecomunicações – Covilhã), Investigador Principal do projeto, e de Cristina Fael (Departamento de Engenharia Civil e C-MADE – Centre of Materials and Building Technologies), enquanto Co-Investigadora Principal.
A sessão de kick-off do projeto T3SH-City tem lugar no Anfiteatro 8.1 da FE, a partir das 10h00, no dia 5 de dezembro (sexta-feira).