Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Inscrições: Atividades da UBI na Semana da Ciência e da Tecnologia

Inscrições: Atividades da UBI na Semana da Ciência e da Tecnologia

Estão disponíveis três iniciativas dirigidas a estudantes universitários e dos ensinos básico e secundário.

  De 20 a 24 de novembro de 2019  

A Universidade da Beira Interior (UBI) participa na Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre este ano entre os dias 24 e 30 de novembro. Na UBI há três propostas dirigidas as vários públicos, destinados a celebrar a ciência que se faz em Portugal e a promover a cultura científica.

Nos dias 27 e 28 de novembro, o grupo de Investigação FATEL - Física Aplicada e Telecomunicações promove palestras/conferências e sessões de posters, atividades que se realizam no Laboratório de Eletromagnetismo, situado no Departamento de Física (Faculdade de Ciências). O programa destina-se, prioritariamente, a estudantes universitários, mas podem participar estudantes e professores do 11º e 12º anos. As inscrições devem ser feitas através do e-mail pacheco@ubi.pt (com indicação dos dias e as horas das atividades a frequentar).

No Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) decorre “Microbiologia - a base”, atividade que tem como público-alvo estudantes dos ensinos Básico e Secundário. Os alunos terão a oportunidade de participar, no dia 26 de novembro, em atividades laboratoriais relacionadas com a Microbiologia, que pretendem sensibilizar para o papel dos microrganismos na nossa vida. O contacto para inscrição é susana.ferreira@fcsaude.ubi.pt.

No mesmo Centro de Investigação, sediado na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), também está disponível “Game Lab – CICS UBI – Descobre o Criminoso”. O workshop destina-se a alunos dos ensinos Básico e Secundário, que são desafiados a investigar um crime com recurso às mais avançadas ferramentas da FCS. Consiste em desvendar um “crime”, desde a visita ao local do crime, recolha de amostras/provas e passagem pelos vários laboratórios de anatomia, histologia, biologia molecular, toxicologia, para no final apontarem um suspeito e fazer a descrição do crime. A atividade está agendada para dia 26 de novembro e tem inscrições abertas para jcavaco@fcsaude.ubi.pt.

A Semana da Ciência e da Tecnologia é organizada pela Ciência Viva e envolve instituições científicas, universidades, escolas e museus, que abrem portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Mais informação
Semana da Ciência e da Tecnologia 
Atividades Grupo FATEL

Data última atualização: 2019-11-20

Data da última atualização: 2019-11-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.