Ricardo Mexia, médico de Saúde Pública, Epidemiologista e elemento do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, é o convidado da iniciativa “Ciência ao Café”, agendada para 25 de maio (segunda-feira), às 21h00. Devido à situação atual de pandemia da COVID-19, o evento é online.
O principal interveniente da sessão, que terá a duração de 45 minutos, é uma das vozes que melhor pode esclarecer e informar sobre a situação que se vive atualmente em Portugal.
“Ciência ao Café” assume um formato de tertúlia científica e é de participação livre e aberto a toda a comunidade, mediante inscrição através do e-mail para jcavaco@fcsaude.ubi.pt. Tem um limite máximo de participantes de 250.
O evento que pretende trocar a “ciência por miúdos” é dinamizado pelo docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI), Eduardo Cavaco, que também será o moderador da sessão.
Conta com a participação dos alunos da Start Up Research VII e o apoio da FCS-UBI e do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI.
Ricardo Mexia
É médico de Saúde Pública e Epidemiologista. Integra atualmente o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Trabalha principalmente na área das doenças transmissíveis, tendo estado envolvido na investigação e controlo de diversos surtos (incluindo o surto de sarampo de 2016 e de Doença dos Legionários no HSFX, em 2017).
Tem tido a responsabilidade de fazer a vigilância epidemiológica de diversos eventos de massas (Festival BOOM, Festival Andanças, Centenário da Peregrinação a Fátima, Eurovision Song Contest, Carnaval de Torres Vedras, entre outros), com o desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas.
É coordenador da Plataforma de vigilância participativa Gripenet, com contributos para a vigilância da epidemia sazonal de gripe.
Colabora no processo de avaliação do Plano Nacional de Saúde, integrando a equipa do INSA.
Conta com mais de 30 trabalhos publicados e apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais, nas áreas de Vigilância Epidemiológica, Emergência em Saúde Pública e Eventos de massas (mass gatherings). Participa regularmente como entrevistado em temas de saúde em diversos órgãos de comunicação (TV, rádio, online, imprensa escrita).
É licenciado em Medicina (2002) pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, concluiu o Mestrado em Saúde Pública (2013) e é graduado do EPIET-European Program for Intervention Epidemiology Training do ECDC (2011). É Assistente Convidado no Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (desde 2014) e no Curso de Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências Biomédicas, Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, Universidade do Algarve (desde 2015). É Auditor de Defesa Nacional, tendo frequentado o Curso de Defesa Nacional em 2018/19. É atualmente o Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (desde 2016) e Vice-Presidente da Secção de Controlo de Doença Transmissível da Federação Europeia de Saúde Pública (desde 2019). Pai de três rapazes enérgicos, viajante compulsivo e cidadão do mundo.
START UP RESEARCH VII
O Start Up Research é uma ideia original de Eduardo cavaco, e consiste num grupo voluntário de alunos da licenciatura em Ciências Biomédicas da Universidade da Beira Interior que, sob a sua coordenação, semanalmente se juntam neste semestre on-line, tendo como objetivos: aprendizagem de técnicas laboratoriais; discussão de temas científicos; realização de miniprojectos científicos, organização de eventos científicos e viagens de estudo a centros de investigação em Portugal e no estrageiro. Este projeto funciona há sete anos letivos, por onde já passaram 100 alunos.
