3. Exposição “Auto-Retrato Arquitetónico”

Exposição “Auto-Retrato Arquitetónico”

Faculdade de Engenharia | Átrio | até 25 de novembro.

De 03 a 25 de novembro de 2020

A exposição “auto-retrato arquitetónico” está patente no Átrio da Faculdade de Engenharia, até 25 de novembro.

A mostra resulta do desenvolvimento de um exercício em contexto académico, na unidade curricular de Projeto II-1 do Mestrado Integrado em Arquitetura. Este exercício é o primeiro do ano, dura apenas um dia e tem como objetivo conhecer o perfil dos estudantes, através de um procedimento amplamente utilizada no mundo da arte: o auto-retrato.

No auto-retrato arquitetónico, os estudantes deverão explorar a sua relação com a Arquitetura e o seu ponto de partida em relação ao Projeto. Através da imagem captada (que deverá ser original e elaborada exclusivamente para este trabalho), são revelados pontos de vista, aptidões, mas também fragilidades. A proposta pode ser considerada através de uma abordagem mais abstrata, trabalhando em conceitos como geometria, escala, proporção ou mais relacionadas com os sentidos, enfatizando texturas, filtros, transparências... A imagem deve mostrar alguma atitude dos estudantes em relação à Arquitetura (contemplativa, esperançosa, crítica, obsessiva, complacente, ingênua, agressiva...). Cada imagem deve conter uma história/narrativa mais ou menos explícita.

(Coordenação: Rita Ochoa, Miriam Ruiz Iñigo, Pedro Isaac Brandão)

Data da última atualização: 2020-11-04