Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Docentes da UBI coordenam livro sobre a Língua Portuguesa

Docentes da UBI coordenam livro sobre a Língua Portuguesa

  • NOTÍCIA
  •   24 de novembro de 2017  

Obra é apresentada na UBI, na quarta-feira, dia 29 de novembro.

Ficheiro com o nome: livro_luis

 

“A Língua Portuguesa no Mundo: passado, presente e futuro”, volume organizado por três docentes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI) é apresentado quarta-feira, dia 29 de novembro, na UBI. A obra tem coordenação de Alexandre Luís, Carla Sofia Luís e Paulo Osório, sendo composta por 22 capítulos de especialistas da língua e da cultura, onde se inclui o Prémio Nobel da Paz de 1996, o timorense Carlos Filipe Ximenes Belo. O Prefácio é da autoria de Carlos Venâncio, docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI.

O livro reúne contributos de autores de países como Angola, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Macau e Portugal, entre eles, José da Silva Rosa, também docente da FAL-UBI. Representa “uma clara e eficiente aposta no reforço do caudal de produção de estudos dedicados à língua portuguesa, incidindo, obviamente, sobre as suas diversas facetas e valias, bem como esclarecendo os seus maiores desafios”, como refere uma nota dos organizadores.

Segundo sustentam os docentes da FAL-UBI, o Português ocupa atualmente um dos lugares cimeiros na lista das línguas que ostentam uma dimensão mundial: “Se tomarmos como referência o universo das línguas europeias, situa-se no terceiro lugar, sendo apenas ultrapassado pelo inglês e pelo espanhol”.

“A Língua Portuguesa no Mundo: passado, presente e futuro” surge assim num contexto que aponta para o aumento da preponderância do Português, devido a fatores como as projeções de crescimento demográfico relativas ao mundo lusófono, a presença em vários continentes – que também lhe garante importância no mundo dos negócios –, ou a valorização política, económica e cultural de determinadas regiões, cada vez mais relevantes para a ordem internacional, como é o caso do Atlântico Sul.

A sessão de apresentação está marcada para o Auditório da Biblioteca Central, às 18h00. Conta com a presença de Annabela Rita e Miguel Real.

Data da última atualização: 2017-11-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.