3. Filmes da UBI nomeados para o Fantasporto

Filmes da UBI nomeados para o Fantasporto

•   10 de janeiro de 2019

Dois trabalhos de alunos do curso de Cinema vão competir na 39.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto.

Ficheiro com o nome: fantas2019

Dois filmes da Universidade da Beira Interior (UBI) estão nomeados para a categoria “Melhor Escola de Cinema/Best Film School”, da edição deste ano do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. Os trabalhos de estudantes do curso de 1.º Ciclo/Licenciatura em Cinema da UBI “Um Marco no Futebol”, de José Caetano, e “Eikasia”, da autoria de Francisco Morais e Miguel Pinto, foram escolhidos pelo júri para competir naquele que é um dos mais importantes certames dedicados à Sétima Arte, que se realiza em Portugal.

“Um Marco No Futebol” foi realizado por José Caetano, que também é autor do argumento, para a Unidade Curricular “Projeto II”. É uma curta-metragem de 10 minutos, do género Mockumentary – falso documentário –, sobre a chegada de um novo jogador de futebol ao clube Marco de Canaveses. A qualidade do filme valeu-lhe já o Prémio da secção “Ensaios”, do festival Caminhos do Cinema Português, que decorreu em Coimbra, em novembro do ano passado.

“Eikasia” é o Projeto Final da Licenciatura em Cinema de Francisco Morais e Miguel Pinto, realizadores e autores do argumento. Com 24’29’’ de duração, insere-se no género de Ficção Científica.

Ao longo dos anos, os filmes realizados pelos estudantes de Licenciatura e Mestrado em Cinema na UBI têm estado em destaque em diversos festivais da especialidade, alcançando diversos prémios.

Desta vez, integram a competição do Fantasporto, que este ano decorre ao longo de dez dias, juntando produtores, realizadores, atores, distribuidores e público, para um programa multifacetado, com as inevitáveis sessões de cinema, e ainda conferências, debates, um congresso dedicado ao cinema nas escolas, apresentações de livros e exposições de artes plásticas.

A 39.ª edição do Fantasporto tem início a 22 de fevereiro e prolonga-se até 3 de março.

Fantasporto

Data da última atualização: 2019-01-10