3. Docente da UBI participa em criação de aplicação para Android

Docente da UBI participa em criação de aplicação para Android

•   07 de outubro de 2019

Célia Nunes, do Departamento de Matemática, contribuiu para o desenvolvimento de YAKE!.

Ficheiro com o nome: yake

A loja Google Play disponibilizou recentemente uma aplicação cujo desenvolvimento contou com a participação de uma docente e investigadora da Universidade da Beira Interior (UBI).

Célia Nunes, que integra o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências, contribuiu para o projeto de investigação científica que esteve na base da YAKE!, uma aplicação que permite obter as palavras-chave de um texto em função da sua relevância.

Após submeter os textos na aplicação, a YAKE! devolve-os ao utilizador anotados, com uma nuvem de palavras ou uma lista das palavras-chave ordenadas por relevância. É descrita como “fácil de usar” e capaz de funcionar “para a maioria das línguas” e vocacionada para ser utilizada por académicos ou profissionais.

Esta aplicação resulta do trabalho de uma equipa de investigação que, em 2018, ganhou o prémio Best Short Paper Award numa das conferências internacionais mais importantes na área da recuperação de informação (Information Retrieval), no domínio da Ciência dos Computadores: a 40th International Conference on Information Retrieval, que decorreu em Grenoble, França.

O primeiro autor do texto premiado, que tem como título, “A Text Feature Based Automatic Keyword Extraction Method for Single Documents”, é um antigo aluno da Licenciatura em Matemática e Informática e do Mestrado em Engenharia Informática da UBI, Ricardo Campos.

YAKE! Extrator de Palavras Relevantes | Google Play

Data da última atualização: 2019-10-07